Ministério da Saúde alerta para cuidados após enchentes como do RS
Ministério da Saúde apresenta cuidados necessários após as enchentes como ocorridas no Rio Grande do Sul
Clique aqui e escute a matéria
Após as enchentes no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para realização de medidas de segurança pós-contato com águas de alagamentos. Isso porque durante a limpeza e remoção de entulhos, são necessários cuidados específicos.
As principais recomendações do órgão são vinculados com a contaminação da água e alimentos, presença de animais peçonhentos e riscos elétricos. A higiene pessoal e do ambiente também é essencial para prevenir surtos de doenças.
Entre os alertas apresentados pelo Ministério da Saúde estão:
CUIDADOS COM A ÁGUA CONTAMINADA
A água contaminada pode transmitir doenças como:
- Leptospirose
- Hepatite A
- Amebíase
- Cólera
- Febre tifoide
- Diarreia
- Giardíase
- Verminoses
Por conta dessas possibilidades, não consuma alimentos que tiveram contato com a água da enchente. Para tornar a água segura para consumo, filtre e desinfecte, usando hipoclorito de sódio ou fervendo-a por 5 minutos.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Evite contato com a água da enchente para prevenir doenças como leptospirose e tétano. Mantenha as vacinas em dia e use luvas e botas ao manusear destroços.
CUIDADOS COM OS ALIMENTOS
Descarte alimentos que tiveram contato com a água da enchente, incluindo embalagens seladas que aparentem estar intactas. Lave utensílios de cozinha e superfícies com água limpa e sabão.
RISCOS ELÉTRICOS
A água aumenta o risco de choques elétricos. Evite áreas alagadas com eletricidade exposta e desligue a energia elétrica da residência se necessário.
PROTEÇÃO CONTRA ANIMAIS
Após enchentes, animais como escorpiões, cobras e aranhas buscam abrigo em locais secos, aumentando o risco de acidentes. Evite tocar nesses animais e contate autoridades para remoção segura.
Em caso de sofrer uma picada desses animais, lave o local com água e sabão e ligue para o SAMU.
CONTATOS DE EMERGÊNCIA
Em caso de problemas, os principais números para pedir ajuda rápida são:
- SAMU: 192
- Bombeiros: 193
- Defesa Civil: 199