Mito ou verdade? Água com limão provoca problemas no estômago?
Saiba se a mistura pode prejudicar a saúde do estômago

Clique aqui e escute a matéria
Mesmo com especialistas informando que o consumo de água com limão pode trazer diversos benefícios à saúde, muitas pessoas ainda insistem em dizer que a mistura provoca problemas no estômago e agrava quadros já existentes de gastrite.
A discussão é muito comentada principalmente devido o país ter um número significativo de pessoas com problemas no sistema digestório.
De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, quase metade dos brasileiros sente algum sintoma de má digestão. Problemas ligados ao estômago, como azia e refluxo, foram relatados no levantamento.
No entanto, a crença que aponta que a mistura de água com limão faz mal ao estômago é apenas um mito, segundo o gastroenterologista Lucas Nova.
Em entrevista ao portal Metrópoles, o médico afirmou que o limão "não tem a capacidade de correr ou lesar diretamente" a parede do órgão.
O especialista explicou que o pH gástrico é mais ácido do que os que são encontrados em alimentos cítricos, como é o caso do limão.
Já em quadros de gastrite, uma parcela dos pacientes podem sentir um desconforto com o consumo da fruta. Porém, o doutor informou que isso não ocorre em todos os casos.
“Para os pacientes que já fazem o uso da água com limão e não têm sintomas, não há problema em continuar. Agora, se esse é um paciente que quando bebe o suco de limão sente que piora a azia, a sensação de queimação e o desconforto no estômago, então ele deve suspender o uso do alimento”, ponderou Nova.
Benefícios do limão
Veja alguns benefícios do limão, apontados pelo médico nutrólogo Fernando Cerqueira ao Metrópoles:
- Ajuda o corpo a se desintoxicar, favorecendo o processo digestivo;
- Combate a retenção de líquido;
- Aumenta a imunidade, evitando doenças como a gripe;
- Rico em diversos minerais e vitaminas;
- Reduz o inchaço do corpo.
Leia também: Tem como usar o limão para baixar a glicose? Veja dicas
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”