10 benefícios da caminhada para emagrecer
Saiba também se é possível emagrecer com caminhada e quantos passos são necessários dar por dia para ter uma vida saudável
Clique aqui e escute a matéria
Pessoas que buscam mudar o estilo de vida encontram nas atividades físicas uma oportunidade de melhorar o desempenho na realização das tarefas diárias e a saúde no geral, inclusive como aliadas ao processo de emagrecimento.
Uma simples caminhada, por exemplo, é considerada como alternativa eficaz e acessível para incluir exercícios físicos na rotina.
De acordo com uma pesquisa de Harvard, caminhadas de 15 minutos realizadas todos os dias da semana podem aumentar o tempo de vida de uma pessoa em dois anos. Enquanto isso, 30 minutos de caminhada em cinco dias na semana podem aumentar em três anos e meio o tempo de vida do indivíduo.
É possível emagrecer com caminhada?
Ainda segundo os estudos de Harvard, pessoas que caminham durante em torno de uma hora por dia, em ritmo constante e acelerado, diminuem pela metade o efeito de genes que predispõem ao ganho de peso e conseguem controlar esse aumento indesejado.
Conforme aponta o Metrópoles, caminhadas realizadas em um bom ritmo, depois de 20 minutos de execução, podem sim queimar calorias e desenvolver a musculatura, pois facilita a aceleração do metabolismo.
Além de levar à longevidade e promover a perda de peso, existem pelo menos 10 benefícios da caminhada que estão associados ao emagrecimento, segundo aponta o portal Terra.
10 benefícios da caminhada para emagrecer
- Controla o apetite: diminui a vontade de comer excessivamente;
- Queima calorias: contribui para o déficit calórico para perda de peso;
- Acelera o metabolismo: aumenta a queima de calorias;
- Reduz o estresse: alivia a ansiedade e o estresse;
- Fortalece os músculos: contribui para uma composição corporal mais saudável, fortalecendo os músculos dos glúteos, das pernas e do abdômen;
- Melhora a qualidade do sono: essencial para o controle do peso;
- É acessível e sem custo: não é necessário pagar;
- Melhora a saúde mental: pode auxiliar no processo de melhora do humor, reduzindo os sintomas de depressão;
- Melhora a saúde cardiovascular: fortalece o coração, reduz os riscos de doenças cardíacas e melhora a circulação sanguínea;
- Aumenta a energia e a disposição: proporciona sensação de bem-estar.
Quantos passos é necessário dar por dia para ter uma vida saudável?
De acordo com o médico cardiologista Audes Feitosa, com base em um levantamento publicado pela Revista Europeia de Cardiologia Preventiva, “a partir de 2.500 a 4.000 passos por dia, já se observam vantagens significativas à saúde”.
Os estudos apontam ainda que “caminhar no mínimo 4 mil passos por dia reduz significativamente o risco de morte prematura”, como divulgou a coluna de Saúde e Bem-estar do JC. Enquanto isso, “2.337 passos por dia diminui o risco de morte prematura”.
Ainda segundo Feitosa, os resultados apontados no estudo “respaldam o conhecimento estabelecido sobre os benefícios da atividade física e delineiam uma associação clara entre movimento e longevidade”.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”