atendimentos

Força Nacional do SUS recebe reforço de mais 40 voluntários no Rio Grande do Sul

Grupo é composto por emergencistas do Samu e vai atuar em diferentes hospitais montados no estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 26/05/2024 às 10:22
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Mais 40 novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegaram ao Rio Grande do Sul no último sábado (25) para ampliar a assistência em saúde às vítimas das enchentes no estado.

O grupo é composto por emergencistas do Samu e foi convocado para promover a troca de profissionais e a inclusão de novas categorias, como técnicos de enfermagem. Eles serão divididos nos seguintes locais:

  • 10 vão para o Hospital de Campanha de Canoas;
  • 11 vão compor a equipe volante de Canoas;
  • dois para o Posto 8 de Canoas;
  • 11 para o Hospital de Campanha de Novo Hamburgo;
  • dois para o Hospital de Campanha de Porto Alegre;
  • dois atuarão na saúde indígena;
  • mais dois profissionais atuarão na gestão e comunicação.

Novos médicos no RS

A chegada dos novos profissionais tem o objetivo de permitir que equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em locais classificados como prioritários no estado

“Estes novos profissionais vão integrar nossos campos de operação para agregar às equipes e substituir algumas pessoas que já estão saindo de campo durante esses dias”, explicou Alany Andrade, enfermeira de Aracaju, Sergipe, que compõe a equipe de gestão da FN-SUS.

LEIA TAMBÉM: Famílias fazem acampamentos em rodovias para vigiar suas casas no RS

Desde o dia 5 de maio, a Força Nacional do SUS realizou mais de 5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul. Para participar, é obrigatório que o profissional tenha vínculo público municipal, estadual ou federal.

Os voluntários também precisam ter cinco anos de experiência em atendimento de emergência pré-hospitalar, móvel e fixo, e hospitalar.

Tags

Autor