Saúde

4 benefícios incríveis para a saúde ligados a beterraba

A beterraba é rica em ferro e em vitaminas do complexo B

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 27/05/2024 às 18:02
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Rica em fibras, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, a beterraba é um legume que promove uma série de benefícios para a sua saúde.

Com cor vermelho-arroxeado e podendo ser consumido de diversas maneiras na dieta, o alimento é considerado por especialistas como uma fonte de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Segundo a nutróloga Cinthia Gomes, a beterraba pode atuar na redução da pressão arterial, assim como também auxiliar na redução do risco de diversas doenças crônicas. Em entrevista a CNN, a médica também afirmou que o vegetal tem fibras dietéticas, como celulose, pectina e hemicelulose.

Veja 4 benefícios da beterraba citados pela especialista:

Aumenta o rendimento físico

Para as pessoas que fazem exercícios físicos frequentemente, o legume pode ser um importante aliado para a saúde do organismo.

Isso porque, estudos apontam que o suco da beterraba pode ser uma excelente opção de líquido no pré-treino, pois aumenta a performance física.

"O nitrato inorgânico, presente na beterraba, promove a vasodilatação e pode melhorar o desempenho no exercício físico no que diz respeito à resistência cardiorrespiratória, função muscular e melhora do metabolismo aeróbico", explicou a nutróloga.

Ajuda a emagrecer

Vale salientar que o processo de emagrecimento não depende de um único alimento e, sim, de um conjunto de fatores como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Porém, o vegetal é considerado um grande aliado nesse processo, devido ser uma fonte de fibras alimentares.

Cinthia aponta que "a sua ingestão proporciona sensação prolongada de saciedade", efeito muito procurado por pessoas que querem perder peso.

Controla a hipertensão

A médica revelou que devido um componente chamado nitrato, a beterraba atua na redução da pressão alta.

O composto promove a dilatação dos vasos sanguíneos e facilita o fluxo do sangue.

Previne a constipação

O legume também pode ajudar a regular o funcionamento do intestino, pois é rico em fibras. A nutróloga afirmou que essa fibras auxiliam na estimulação dos movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.

VEJA TAMBÉM:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor