Chuva no Recife: Apac emite alerta de chuvas moderadas em quatro regiões do estado
Boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima vale para esta sexta-feira (14) e sábado (15). Veja onde pode chover no fim de semana.
Clique aqui e escute a matéria
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas de intensidade moderada e pontualmente fortes para esta sexta-feira (14) e o sábado (15) em quatro regiões do estado. O aviso vale para a Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste.
O alerta da Apac é de "Estado de Observação", de nível amarelo. Isso significa que há chuva prevista ou observada com intensidade moderada, com menor probabilidade de causar impactos.
De acordo com o órgão, pancadas de chuva com intensidade moderadas e pontualmente fortes podem ocorrer a qualquer hora do dia.
A causa para o alerta é a presença de um sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deixa o tempo instável nessas regiões a partir de hoje, podendo ocasionar as precipitações.
Leia também: Chuvas no Recife: veja os pontos que mais alagam e saiba por que isso sempre se repete
Previsão do tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a manhã desta sexta-feira será nublada com chuva no Recife. Os períodos da tarde e da noite estarão nublado com chuva isolada.
No sábado, a previsão para a capital é de tempo encoberto com chuvisco durante todo o dia. O domingo deve ser de muitas nuvens com chuva.
A Apac também emitiu um boletim de tendência de precipitação para o fim de semana, que mostra previsão de chuva moderada na RMR e na Mata Norte no sábado (15) e no domingo (16), e chuvas de fraca a moderada nas demais regiões do estado. Somente o Sertão do São Francisco não deverá ter chuvas no período.
Pontos de alagamento
O Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP) entrou em estágio de atenção às 7h20 desta sexta, devido às chuvas que caem sobre a cidade. A gestão afirma que há pontos de alagamento em alguns locais.
"Identificamos algumas ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos. Dependendo de onde você esteja, sua rotina pode ser impactada. Nossas equipes estão trabalhando para reverter a situação", diz o comunicado.
Os alagamentos podem surgir, segundo a prefeitura, devido à combinação com a maré alta. Às 9h56, a maré atingirá 1,80m. O nível mais baixo ocorrerá às 16h32, quando chegará a 0,80m
"Em caso de necessidade entre em contato com a Defesa Civil, através do telefone 0800.081.3400", informa a prefeitura. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia.