Metrô do Recife vai receber investimento de R$ 136 milhões, anuncia governo federal

Obras incluirão substituição de rede aérea e dormentes degradados, modernização de subestações e aquisição de novo maquinário de manutenção

Publicado em 03/07/2024 às 7:24

Clique aqui e escute a matéria

Em agenda no Recife, ao lado do presidente Lula (PT), na última terça-feira (2), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o Metrô do Recife vai receber investimento de R$ 136 milhões. O recurso será proveniente do PAC Cidades Sustentáveis e Resilientes.

De acordo com o ministro, as obras incluem a substituição de dormentes degradados ao longo de 35 quilômetros de linhas férreas no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, além da substituição de 36 quilômetros de trilhos.

Melhorias no Metrô do Recife

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) afirmou que também haverá substituição de 9,5 quilômetros de rede aérea, modernização de três subestações de energia, aquisição de três máquinas especiais para manutenção de via.

O Metrô do Recife também vai receber a requalificação dos subsistemas de segurança e refrigeração dos trens da frota CAF e de dez motores de tração e 30 truques de VLT´s.

A CBTU completou informando que quatro estações da Linha Centro receberão melhoria nas cobertas e modernização do sistema de sonorização das estações.

O anúncio das obras foi feito após a CBTU apresentar ao Ministério das Cidades um plano para resolver os problemas estruturais do transporte ferroviário, que frequentemente apresenta problemas e gera transtorno para os passageiros da RMR.

O metrô de Recife transporta entre 180 e 200 mil pessoas diariamente.

Tags

Autor