Caso Joca: Laudo revela causa da morte de cachorro em avião da Gol

O Golden Retriever do engenheiro João Fantazzini acabou falecendo em um voo da Gol em abril deste ano, após ser enviado para o destino errado

Publicado em 06/07/2024 às 11:14

Clique aqui e escute a matéria

Um laudo emitido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) determinou que a causa da morte do cão Joca, um Golden Retriever de apenas 5 anos que faleceu em um voo da Gol, foi choque cardiogênico.

O choque cardiogênico trata-se de uma ineficiência do coração em bombear o sangue para os órgãos. Além disso, o Golden Retriever também acabou sofrendo alterações cardíacas.

Laudo revela causa da morte

O documento, feito a pedido da Polícia Civil para ser anexado ao inquérito do caso, foi obtido pela TV Globo e divulgado na última quinta-feira (4).

Ao G1, a veterinária Fátima Martins informou que o choque foi consequência da hipertermia (elevação da temperatura corporal) que Joca sofreu. Por esse motivo, houve a parada cardiorrespiratória.

"O próprio estresse que ele passou já poderia levar a óbito. E o estresse seguido de desidratação com as comorbidades que ele tinha, e vivia muito bem com elas e não era limitante, ele não teria morrido. Ele tinha alterações cardíacas, porém o agravante foi a hipertermia que levou a desidratação e o choque hipovolêmico", explicou a profissional.

"Mas no Joca as alterações cardíacas não levariam a óbito se ele não tivesse essa desidratação severa. O choque cardiogênico foi provocado pela hipertermia", ressaltou.

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Três cachorros golden retrievers estão deitados no chão de um aeroporto, em frente a eles está um cartaz escrito "eles não são bagagem" com duas patinhas de cachorro. - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Marcello Primo Muccio, advogado do tutor de Joca, afirmou que o estresse e o calor resultaram na tragédia.

"Até porque ele foi levado de São Paulo a Fortaleza dentro da caixa totalmente solto sem qualquer equipamento de segurança. Esperamos que com a conclusão do laudo que as investigações apontem o responsável pelos maus-tratos sofrido pelo Joca", declarou Muccio.

A revelação de que a caixa de transporte estava solta no porão de bagagens foi feita em junho, no Jornal Nacional.

Com informações do Hugo Gloss

Tags

Autor