Incêndios em SP podem causar prejuízos de R$ 350 milhões aos produtores de cana

As queimadas em São Paulo destruíram 59 mil hectares de canaviais, com 305 focos de incêndio registrados no sábado (24), segundo a Orplana

Publicado em 27/08/2024 às 9:00

Clique aqui e escute a matéria

As recentes queimadas em São Paulo devem resultar em um prejuízo de R$ 350 milhões para os produtores de cana-de-açúcar, conforme dados da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil).

Esse impacto direto já está refletindo nos preços do etanol e do açúcar.

Impacto das Queimadas

As queimadas em São Paulo atingiram 59 mil hectares de canaviais e áreas de rebrota.

De acordo com a Orplana, foram registrados 305 focos de incêndio em canaviais no sábado (24) e 1.800 na sexta-feira (23).

A Orplana, que representa 12 mil fornecedores na região Centro-Sul do Brasil, aponta que São Paulo responde por 53,2% da produção nacional de cana.

As regiões mais afetadas incluem Ribeirão Preto, Piracicaba, Araraquara, Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Consequências e Previsões

A produtividade da cana-de-açúcar caiu cerca de 50% devido à perda de biomassa.

Isso já está influenciando diretamente os preços do etanol e do açúcar, além de afetar a produtividade do canavial no próximo ciclo, de acordo com José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana.

Ribeirão Preto, por exemplo, suspendeu as aulas devido à fumaça, e quase 50 cidades de São Paulo estão em alerta máximo.

Embora o aumento de preços ao consumidor ainda não tenha sido confirmado, um relatório da XP indica que o clima seco intensificou as queimadas em agosto, com quase 3.500 focos registrados.
Além da cana, São Paulo é responsável por 78,7% da produção nacional de laranja e 75,1% do limão.

 

 

Tags

Autor