Morro da Conceição: Prefeitura conclui retirada de entulhos e libera local
Na quinta-feira (12) será celebrado um momento de ação de graças para marcar a conclusão da retirada dos entulhos do Santuário do Morro da Conceição
Clique aqui e escute a matéria
Na quarta-feira (11), após quinze dias de trabalho, a Prefeitura do Recife concluiu a remoção dos escombros do Santuário do Morro da Conceição, permitindo vislumbrar o chão do local e avançar na reconstrução.
O desmoronamento do teto do Santuário do Morro de Conceição, ocorrido em 30 de agosto, resultou em ferimentos em várias pessoas e em duas mortes.
A força-tarefa iniciou imediatamente na manhã seguinte ao acidente, após a liberação do local pelas autoridades e o resgate das vítimas.
A previsão inicial era de que a remoção dos destroços levaria cerca de um mês. Durante o processo, foram retiradas doze caçambas de resíduos não reutilizáveis e 20 toneladas de materiais foram encaminhadas para reaproveitamento.
Com o término da remoção dos entulhos, o santuário está sendo entregue à paróquia, que prosseguirá com os trabalhos de reconstrução.
Momento de Ação de Graças no Santuário
Nesta quinta-feira, 12 de setembro, o Santuário do Morro da Conceição será palco de um momento de ação de graças às 10h, celebrando a conclusão da remoção dos entulhos.
O evento ocorrerá após uma vistoria realizada pela Defesa Civil da Prefeitura do Recife, programada para começar às 9h30.
O Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Emerson Borges CSsR, liderará a cerimônia, que incluirá bênçãos aos trabalhadores, orações, aspersão de água benta e cânticos.
Se o acesso ao interior do santuário for autorizado pela Defesa Civil, a cerimônia ocorrerá no espaço litúrgico, com a participação de padres, membros da Arquidiocese de Olinda e Recife, outros religiosos e representantes da imprensa.
Caso contrário, o ato será realizado aos pés da imagem da Imaculada Conceição do Morro.
Após a liberação do santuário pelas autoridades públicas, está prevista uma grande cerimônia para reconhecer o esforço de todos os envolvidos no socorro às vítimas da tragédia.