Governo de Pernambuco inicia a reconstrução do Santuário do Morro da Conceição

A responsabilidade pela reconstrução é compartilhada entre o governo e a arquidiocese, com o objetivo de concluir a obra antes da Festa do Morro

Publicado em 13/09/2024 às 8:28 | Atualizado em 13/09/2024 às 8:44

Clique aqui e escute a matéria

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano esteve no Santuário do Morro da Conceição para dar início a reconstrução do santuário após o desabamento do teto que resultou na morte de duas pessoas, no dia 30 de agosto.

Nesta quinta-feira (12), a Arquidiocese de Olinda e Recife entregou a área do santuário limpa de entulhos, permitindo o início das etapas seguintes.

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Defesa Civil agora estão envolvidos na fase de elaboração do projeto para a reconstrução do telhado.

O objetivo é concluir a obra a tempo para a celebração do dia 8 de dezembro.

Divulgação/ Secretária de Desenvolvimento Urbano

Agentes observando o estado do santuário do Morro - Divulgação/ Secretária de Desenvolvimento Urbano

O governo estadual será responsável pelo financiamento do projeto arquitetônico em parceira com a arquidiocese. A Defesa Civil do Estado já isolou a área da nave da igreja e liberou o acesso às áreas de Santa, Velário e capela lateral.

Os técnicos da Seduh, Sepe e Fundarpe estão recalculando a estrutura do teto, incluindo a reinstalação das placas solares, seguindo os padrões exigidos para edificações religiosas.

O valor necessário para a execução dos serviços será determinado e o termo de fomento assinado em breve.

"O governo do Estado possui ampla experiência em obras de engenharia e nossa equipe técnica estará à disposição da arquidiocese para garantir que a reconstrução seja realizada no menor prazo possível", afirmou Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano.

A Defesa Civil do Recife, responsável pela remoção dos entulhos após o acidente de 30 de agosto, continuará a apoiar o processo, garantindo que as obras avancem de forma segura e eficiente.

Tags

Autor