Moraes determina desbloqueio do X, antigo Twitter, no Brasil

A rede social foi suspensa em 30 de agosto por fechar seu escritório e não ter representante legal no Brasil, requisito para operar no país

Publicado em 09/10/2024 às 7:28

Clique aqui e escute a matéria

Nesta terça-feira (8), O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o desbloqueio da rede social X no Brasil, que deve voltar a operar nas próximas horas. 

A decisão ocorreu após a empresa pagar uma multa de R$ 28,6 milhões, com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em 30 de agosto, Moraes havia suspendido a operação do X devido ao fechamento de seu escritório no Brasil e à ausência de um representante legal no país, o que é uma exigência para o funcionamento de qualquer empresa.

O bilionário Elon Musk, proprietário da rede social, decidiu encerrar a sede brasileira após a empresa ser multada por não cumprir a ordem de remover perfis de investigados por publicações antidemocráticas.

Recentemente, a representação legal da empresa foi restabelecida com a advogada Rachel Villa Nova, e, após o pagamento da multa, o X solicitou ao ministro a reabertura.

Em sua decisão, Moraes instruiu a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a notificar as operadoras de telefonia para implementar o desbloqueio.

O ministro destacou que a empresa atendeu aos requisitos necessários para retomar suas atividades no Brasil. "Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet LTDA em território nacional", afirmou, solicitando que a Anatel comunique a Suprema Corte em até 24 horas.

Tags

Autor