Polícia Civil deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro
A operação EXPUNGA visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro
Clique aqui e escute a matéria
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Civil de Pernambuco deu início à 52ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "EXPUGNA". A ação visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com investigações que começaram em setembro de 2020.
A operação é realizada em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) e faz parte do Projeto IMPULSE, inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC/MJSP).
Hoje, estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Surubim. Para a execução da operação, 160 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, estão mobilizados.
A operação conta ainda com o suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). Além disso, recebe a colaboração do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Polícia Militar (PMPE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE) e das polícias civis dos estados de São Paulo e Paraíba.