Com antecipação de um ano, sinal 5G está liberado para ser implantado em todo o Brasil

A atuação do Ministério das Comunicações, Anatel e EAF acelerou a meta, e as operadoras seguirão cronogramas próprios para implementação

Publicado em 27/11/2024 às 12:38
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Com um avanço significativo, a tecnologia 5G já pode ser implantada em todos os 5.570 municípios brasileiros, antecipando-se em um ano ao cronograma originalmente estabelecido.

A partir de segunda-feira, 2 de dezembro, as operadoras de telefonia móvel têm a permissão para expandir a rede 5G em todo o país, de acordo com o cronograma de cada empresa, após a liberação da faixa de 3,5 GHz, que ocorreu 14 meses antes da previsão do Leilão 5G de 2021.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, comemorou a conquista: “Isso significa um marco para o país. É mais uma importante ação do Ministério das Comunicações para a expansão dessa tecnologia, que trará enormes avanços na inclusão digital dos brasileiros”.

Atualmente, 770 cidades já têm o 5G ativo na faixa de 3,5 GHz, atendendo cerca de 35 milhões de usuários.

Para viabilizar a liberação dessa faixa, foram necessárias a remoção de interferências e a desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), além da mudança do sinal de TV transmitido da Banda C para a Banda Ku.

Também foi realizada a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital nas casas de famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal.

Até o momento, mais de 4,4 milhões de kits foram entregues, sendo que a previsão inicial era de que essa instalação fosse realizada até 2026, conforme o edital do Leilão do 5G.

A primeira etapa do processo, que envolveu a desocupação de estações e mitigação de interferências, foi concluída em março de 2024, mais de dois anos antes do prazo estipulado.

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), criada pela Anatel para coordenar a liberação da faixa de 3,5 GHz, foi responsável pela desocupação de 1,4 mil estações e pela mitigação de interferências em 19,2 mil estações que operavam na Banda C em cinco mil cidades do Brasil.

Com essa aceleração, o Brasil avança na implementação do 5G, ampliando as oportunidades para a inclusão digital e fortalecendo a conectividade em todo o território nacional.

Tags

Autor