Inmet emite alerta de perigo para chuvas fortes e tempestades em vários estados

O aviso de "Perigo" é válido até o fim do dia, podendo ser prorrogado. O Inmet prevê tempestades nos três estados da região Sul do Brasil

Publicado em 02/12/2024 às 12:39
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Nesta segunda-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que nove estados estão em alerta laranja para chuvas intensas e tempestades. 

O aviso de "Perigo" é válido até o fim do dia, podendo ser prorrogado. O Inmet prevê tempestades nos três estados da região Sul do Brasil.

Os alertas são classificados em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).

A previsão inclui chuvas de até 60 mm por hora e ventos fortes, com velocidade de até 100 km/h. Isso pode resultar em quedas de galhos e árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Cerca de 1.650 municípios devem ser impactados pelas chuvas ainda nesta segunda-feira. Além do alerta laranja, os estados de São Paulo, Pará, Amazonas e Acre estão em aviso de "perigo potencial" para chuvas fortes, representado pela cor amarela no mapa.

O Inmet orienta a população a evitar se abrigar sob árvores ou estacionar perto de torres e postes de transmissão de energia. De acordo com a Climatempo, o Paraná pode enfrentar de quatro a cinco frentes frias em dezembro, com chuvas irregulares e fortes, mas com poucos dias de temporais prolongados.

Tags

Autor