Lula passa por cirurgia de emergência após hemorragia cerebral

O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após o presidente ser transferido de Brasília, onde foi inicialmente atendido

Publicado em 10/12/2024 às 7:12 | Atualizado em 10/12/2024 às 11:49
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na madrugada desta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de uma hemorragia intracraniana, após relatar dores de cabeça.

O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após o presidente ser transferido de Brasília, onde foi inicialmente atendido. A hemorragia é uma consequência do acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro do Palácio do Alvorada.

De acordo com o boletim médico, a cirurgia ocorreu sem complicações e o presidente está em bom estado de saúde, sendo monitorado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A equipe médica, liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, informou que Lula se encontra bem e sob monitoramento, aguardando novas atualizações sobre sua saúde na manhã desta terça-feira.

Informações compartilhadas no Instagram

Agenda do presidente

A agenda do presidente para o dia incluía uma reunião oficial com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, que está em visita ao Brasil, além de encontros com ministros do governo. No entanto, essas atividades foram suspensas.

Acidente doméstico em outubro

Em outubro, após o acidente doméstico, Lula levou cinco pontos na nuca e passou por exames de imagem. Na época, foi orientado a cancelar viagens longas, incluindo uma à Rússia para a reunião de cúpula do Brics. O presidente afirmou que o acidente foi grave, mas não afetou partes mais delicadas de seu corpo.

Lula, de 79 anos, também tem um histórico de cirurgia recente, tendo realizado em setembro de 2023 uma artroplastia total do quadril direito, e completado um ano dessa intervenção com exames de revisão.

Tags

Autor