Saiba como se proteger contra golpes neste fim de ano
Medidas de segurança contra golpes e fraudes devem ser redobradas para as compras de Natal e Ano Novo. Confira as principais dicas
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Dezembro é um mês marcado pelas confraternizações e festas de Natal e Ano Novo. O comércio oferece promoções, preços atrativos e condições especiais de pagamento.
Nesse cenário, criminosos aproveitam a vulnerabilidade dos consumidores para aplicar golpes, inclusive em ambientes online.
De acordo com o Instituto DataSenado, mais de 40,85 milhões de brasileiros já foram vítimas de crimes cibernéticos, como clonagem de cartão, invasão de contas bancárias ou fraudes pela internet.
O levantamento aponta que 92% das pessoas entrevistadas já deixaram de realizar compras online por medo de fraudes.
“Comprar pela internet é seguro, mas é importante conhecer as fraudes mais comuns e saber as dicas essenciais de segurança, principalmente para essa época do ano”, afirma Lívia Carolina Silva, gerente de Prevenção à Fraude do Banco Mercantil.
A especialista recomenda que os consumidores redobrem a atenção às dicas de segurança e evitem compartilhar dados bancários ou pessoais por telefone.
“É preciso tomar cuidado ao receber links de promoções pelo Whatsapp, por exemplo. Esses links podem roubar dados e causar um enorme prejuízo”, alerta Lívia.
5 golpes mais comuns no fim de ano
Phishing
Golpistas enviam e-mails ou SMS que parecem ser de bancos ou lojas conhecidas, solicitando que os clientes atualizem suas informações pessoais.
Esses links geralmente direcionam a sites falsos, onde os dados são coletados para práticas fraudulentas.
Falsas Ofertas e Promoções
Sites falsos são criados para divulgar ofertas irresistíveis que, na verdade, são armadilhas. Muitas vezes, esses sites são cópias quase idênticas dos originais.
Consumidores atraídos por preços baixos acabam fornecendo dados pessoais, informações de cartão de crédito ou realizando pagamentos para contas fraudulentas.
Ligações Falsas
Criminosos ligam se passando por representantes de bancos e solicitam a confirmação de dados pessoais ou bancários, alegando ser uma medida para evitar fraudes.
Muitas vezes, pedem o download de aplicativos maliciosos e acessam as contas da vítima durante o contato.
Falso Presente
Golpistas vão até a residência da vítima alegando que há um presente anônimo ou inesperado para ser entregue, mas solicitam uma foto do cliente para a finalização da entrega.
A imagem é utilizada para abrir contas fraudulentas ou acessar a conta bancária da vítima por meio do aplicativo.
Compra Suspeita no Cartão
O golpista entra em contato por ligação, SMS ou Whatsapp em nome de um banco, informando sobre uma compra supostamente realizada.
Alegando a necessidade de confirmação, ele solicita dados pessoais ou instruções que levam a vítima a realizar uma transação bancária para o criminoso.
Dicas importantes para se proteger contra criminosos
- Verifique a fonte: Ao receber um e-mail ou mensagem solicitando informações pessoais, sempre confirme a autenticidade do remetente. Entre em contato diretamente com a instituição usando números ou sites oficiais.
- Desconfie de ofertas irresistíveis: Se a oferta parecer boa demais para ser verdade, desconfie. Pesquise sobre a loja ou vendedor antes de comprar e procure informações diretamente no site oficial da loja.
- Não compartilhe informações pessoais: Nunca forneça dados bancários ou pessoais por telefone, e-mail ou mensagens, principalmente em ligações recebidas.
- Não permita que tirem fotos suas: Com a sua foto, criminosos podem desbloquear o reconhecimento facial, acessar sua conta bancária, realizar saques, compras e até solicitar empréstimos em seu nome.