8 alunos representam PE em projeto nacional em MG

A Unit-PE foi a única instituição de ensino de Pernambuco do projeto, que busca promover inclusão social e reduzir desigualdades regionais

Publicado em 28/01/2025 às 12:29
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Oito estudantes do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, no Recife, estão representando Pernambuco no Projeto Rondon, uma iniciativa federal coordenada pelo Ministério da Defesa.

A Unit-PE foi a única instituição de ensino do Estado, entre públicas e privadas, a ser selecionada para esta edição do projeto, que tem como objetivo promover a inclusão social e reduzir as desigualdades regionais.

Nesta etapa, os universitários estão no município de São José do Alegre, em Minas Gerais, onde permanecem até o dia 1º de fevereiro. As atividades realizadas pelos estudantes abrangem áreas como Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Segundo o reitor da Unit-PE, Diogo Galvão, a participação no projeto é uma oportunidade de unir teoria e prática. “É mais uma forma de possibilitar que os futuros profissionais apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que ocorre uma troca enriquecedora de vivências e saberes que fortalecem a cidadania”, afirmou.

Contribuição social e vivência prática

Mário Gouveia, coordenador de Extensão da Unit-PE e responsável por acompanhar os alunos, destacou a relevância do projeto na integração entre estudantes e comunidades de regiões remotas, que enfrentam dificuldades de desenvolvimento social.

“O Projeto Rondon proporciona aos alunos o contato direto com a realidade dessas comunidades, permitindo a identificação de problemas e a busca por soluções conjuntas. Além disso, é uma via de mão dupla, onde tanto os estudantes quanto os moradores aprendem e se beneficiam dessa troca”, explicou.

Essa é a segunda vez que a Unit-PE participa do Projeto Rondon, reafirmando o compromisso da instituição com iniciativas que promovem o desenvolvimento social e o protagonismo estudantil em ações de impacto.

Tags

Autor