Estudo aponta que estudar música na infância melhora desempenho acadêmico
O estudo aponta que as aulas de música aprimoram o raciocínio linguístico, a memória, o planejamento e a desinibição das crianças
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Uma pesquisa recente da Universidade de Amsterdam, na Holanda, publicada no periódico “Frontiers in Neuroscience”, revela que o estudo da música tem um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo de crianças, contribuindo para o aprimoramento de habilidades essenciais ao desempenho acadêmico.
De acordo com o estudo, as aulas de música melhoram o raciocínio linguístico, a memória a longo prazo, o planejamento e a capacidade de desinibição das crianças. O estudo também destaca que as aulas de artes visuais têm um papel importante no desenvolvimento da memória visual e espacial.
A música se apresenta como um instrumento crucial para integrar crianças, principalmente no contexto escolar. Ela facilita a comunicação, promove o trabalho em equipe e ensina o respeito pela diversidade. Cristiano Meirelles, ator, músico, dançarino e professor de música na Escola Lourenço Castanho, comenta sobre a importância da colaboração nas aulas de música.
“A música exige escuta e nos leva a um espírito colaborativo. Sem ouvir os outros, não conseguimos compreender o que estamos fazendo”, afirma Meirelles.
Além disso, a música também desempenha um papel educativo fundamental na compreensão do tempo. “O ritmo musical, sendo algo regular, ensina os alunos a manter o tempo e perceber variações como o pulso”, explica o professor.
Meirelles também destaca como a música pode beneficiar outras áreas do conhecimento, como História e Artes, uma vez que ela reflete diferentes culturas e períodos históricos. “Cada tradição cultural tem estruturas musicais únicas, o que torna o aprendizado de música uma forma de conhecer diversas culturas”, acrescenta.
O estudo ainda enfatiza o papel da música na formação de uma visão crítica mais aguçada. Segundo Meirelles, os alunos, ao explorarem diferentes universos musicais, ampliam sua percepção e desenvolvem uma maior atenção aos detalhes. “A música ajuda os alunos a perceberem aspectos que talvez não notassem em outras situações”, explica.
Além disso, a música pode facilitar a comunicação dentro da família, promovendo uma expressão mais acessível de emoções. “Ao aprenderem uma pequena sequência ou tocarem um instrumento, os alunos levam essa experiência para casa e compartilham com seus pais”, afirma o professor, mencionando o projeto “Saltimbancos”, realizado com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental 1, onde foi explorada uma obra da época dos pais.
Cristiano Meirelles também destaca a importância de espaços dedicados à arte nas escolas, como a Galeria de Arte da Escola Lourenço Castanho. “Uma galeria de arte proporciona um ambiente que educa com profundidade, além da sala de aula, e é um verdadeiro tesouro para a escola”, conclui.