Chuvas na RMR: aulas são suspensas em escolas e universidades nesta quinta (6)
Além da suspensão das aulas da rede estadual, o Recife e outros dez municípios de Pernambuco também suspenderam as aulas
![Chuvas atingem Região Metropolitana do Recife (RMR)](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2025/01/28/597x330/1_whatsapp_image_2025_01_28_at_08_31_52-33626998.jpeg?20250206080055)
Clique aqui e escute a matéria
Devido as fortes chuvas que atingiram o Recife e a Região Metropolitana na madrugada desta quinta-feira (6) levaram à suspensão das aulas em diversas redes de ensino.
Nas últimas 24 horas, o Recife registrou um acumulado de 131,4 mm de chuva, superando os 91,4 mm previstos para todo o mês de fevereiro, segundo a média climatológica. Em algumas áreas, como no Centro de Operações do Recife (COP), o volume chegou a 197,7 mm.
Suspensão das aulas
Devido às condições climáticas adversas, o Governo de Pernambuco decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino nesta quinta-feira (6). A medida também foi adotada pela Prefeitura do Recife para todas as unidades da rede municipal, abrangendo creches, escolas e instituições de ensino em todos os turnos.
Outros municípios da Região Metropolitana, como Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Moreno, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Goiana também suspenderam as aulas em suas respectivas redes municipais.
As instituições de ensino superior também aderiram à suspensão. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) cancelaram todas as atividades acadêmicas no período da manhã.
A Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Recife suspenderam as aulas no turno da manhã e divulgarão uma nova atualização sobre o restante do dia às 11h.
O Centro de Operações do Recife recomenda que escolas e faculdades particulares, assim como instituições federais e estaduais, adotem a mesma medida como precaução contra riscos decorrentes da chuva.
Estado de alerta e recomendações
Diante da gravidade da situação, o COP renovou o estado de "alerta máximo" às 5h desta quinta-feira, alertando a população para riscos elevados de alagamentos e deslizamentos. Moradores de áreas vulneráveis devem buscar abrigo em locais seguros. A Prefeitura do Recife disponibilizou 12 abrigos emergenciais espalhados pela cidade para acolher famílias em situação de risco.
Contatos de Emergência
- Defesa Civil: 0800.081.3400
- CTTU: 0800.081.1078
- Samu: 192
- Emlurb: 156
- Bombeiros: 193
Com a previsão de mais chuvas ao longo do dia, a população deve seguir acompanhando os alertas meteorológicos e evitar deslocamentos por regiões alagadas ou de encostas. A segurança deve ser priorizada para minimizar os impactos das condições climáticas adversas.