Chuvas no Recife: Prefeitura renova estado de alerta máximo
Recife registrou 131,4 mm de chuva em 24 horas até às 6h desta quinta-feira (6), superando os 91,4 mm previstos para todo o mês
Clique aqui e escute a matéria
Por volta das 5h da manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura do Recife, por meio do Centro de Operações do Recife (COP), renovou o aviso de Alerta Máximo para a cidade.
A cidade do Recife acumulou uma média de 131,4 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, até às 6h desta quinta-feira (6). O volume ultrapassa os 91,4 mm previstos para todo o mês de fevereiro, conforme a média climatológica.
Na estação pluviométrica do Centro de Operações do Recife (COP), localizada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste, o acumulado chegou a 197,7 mm, mais do que o dobro da expectativa para o período.
Transtornos e fatalidades
A forte chuva da quarta-feira (5) causou caos e diversos transtornos na cidade. Até o momento, duas mortes foram confirmadas. Uma delas ocorreu no bairro da Boa Vista, na área central, possivelmente devido a um choque elétrico.
A outra fatalidade aconteceu no bairro da Estância, na Zona Oeste, em circunstâncias ainda sob investigação. Testemunhas relataram que a vítima foi arrastada pela correnteza de um canal transbordado.
Alerta Máximo e Recomendações
Diante da renovação do estado de "alerta máximo", o COP ecomenda que os moradores permaneçam em locais seguros. Caso isso não seja possível, a orientação é procurar um dos abrigos disponibilizados pela Prefeitura do Recife (PCR).
Abrigos disponíveis
Para acolher as famílias que necessitam sair de áreas de risco, a Prefeitura abriu 12 abrigos espalhados pela cidade:
- Centro Social Bidu Krause (Totó);
- Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba);
- Escola Municipal Célia Arraes (Várzea);
- Escola Municipal de Água Fria ( Água Fria);
- Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira);
- Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro);
- Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura);
- Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral);
- Igreja Batista do Caçote (Areias);
- Igreja Batista Nacional (Coqueiral);
- Abrigo do Gusmão (São José);
- Oratório Divina Providência (Campina do Barreto).
- A lista completa pode ser consultada no site da Ação Inverno.
Cuidados e contatos de emergência
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos alertas meteorológicos e evitar deslocamentos por áreas alagadas ou propensas a deslizamentos.
Em caso de emergência, os contatos são:
- Defesa Civil: 0800.081.3400;
- CTTU: 0800.081.1078;
- Samu: 192;
- Emlurb: 156;
- Bombeiros: 193.
Com a previsão de mais chuvas, é essencial que a população se mantenha informada e adote medidas de segurança para minimizar os impactos das condições climáticas adversas.