Chuvas em Pernambuco: Como solicitar segunda via de documentos perdidos ou danificados
Os interessados em solicitar a segunda via de documentos devem procurar o cartório de registro civil onde o documento original foi emitido
![Busca por testamentos aumentaram durante pandemia de covid, segundo levantamento de cartórios](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/11/597x330/1_hands_4476303_1920-16610757.jpg?20250207110841)
Clique aqui e escute a matéria
As fortes chuvas que atingem diversas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) no início de fevereiro têm gerado diversos transtornos para a população, entre eles a perda ou o dano de documentos essenciais, como Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito.
Diante desse cenário, a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen-PE) orienta a população sobre como solicitar a segunda via desses documentos.
Os interessados devem procurar o cartório de registro civil onde o documento original foi emitido. Caso não saibam qual cartório corresponde ao seu registro, é possível localizá-lo através de informações como nome completo, data e local do evento em qualquer unidade do estado.
"Os cartórios, não só da RMR, mas de todo o estado, estão preparados para o possível aumento da demanda e comprometidos em agilizar a atualização dos registros da população, garantindo o acesso aos direitos básicos", afirma Marcos Torres, presidente da Arpen-PE.
Os valores e prazos para a emissão dos documentos variam conforme cada cartório. Segundo o presidente da Arpen-PE, "o registro civil é um direito constitucional e essencial para o pleno exercício da cidadania. Sem ele, a população fica mais vulnerável e tem dificuldades em acessar serviços e programas essenciais, como educação, saúde e benefícios como o Bolsa Família".