Farmácia Popular terá 100% de gratuidade em 41 remédios e itens; confira lista
A ministra Nísia Trindade anunciou a medida para ampliar o acesso a medicamentos, especialmente para idosos e doentes crônicos

Clique aqui e escute a matéria
Nesta quinta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou que o programa Farmácia Popular agora oferece 100% de seus 41 itens gratuitamente nas farmácias credenciadas em todo o país.
A medida foi apresentada pela ministra Nísia Trindade e visa ampliar o acesso a medicamentos e itens de higiene, especialmente para idosos e portadores de doenças crônicas.
Com a inclusão de fraldas geriátricas e do medicamento dapagliflozina para diabetes associada a doenças cardiovasculares, mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas. Antes, esses produtos exigiam coparticipação dos usuários. Agora, estarão disponíveis de forma gratuita para o público elegível, como idosos com mais de 60 anos.
“Estamos acrescentando as fraldas geriátricas, o que reflete nossa atenção ao envelhecimento da população. Sei a importância dessa ação para o bem-estar de muitos brasileiros", destacou a ministra em nota oficial.
Outro destaque da ampliação é a possibilidade de credenciamento de farmácias privadas em municípios ainda não atendidos. Atualmente, o programa opera em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades brasileiras, com 31 mil farmácias credenciadas.
Criado em 2004, o Farmácia Popular atende a cerca de 24,7 milhões de pessoas anualmente, oferecendo medicamentos para diabetes, asma, hipertensão, colesterol alto, doenças de Parkinson e glaucoma, entre outras condições.
Medicamentos e itens oferecidos pelo Farmácia Popular
- Diabetes: metformina, glibenclamida, insulina, dapagliflozina, entre outros.
- Hipertensão: atenolol, captopril, losartana potássica, entre outros.
- Asma: brometo de ipratrópio, beclometasona, salbutamol.
- Anticoncepção: acetato de medroxiprogesterona, etinilestradiol com levonorgestrel, noretisterona.
- Osteoporose: alendronato de sódio.
- Colesterol alto: sinvastatina.
- Doença de Parkinson: carbidopa com levodopa, benserazida com levodopa.
- Glaucoma: maleato de timolol.
- Rinite: budesonida, beclometasona.
- Itens de higiene: absorventes menstruais e fraldas geriátricas.
Como retirar os produtos
Os pacientes ou seus representantes legais devem se dirigir a uma farmácia credenciada com um documento de identificação com CPF e uma receita médica válida (do SUS ou da rede particular).
Para as fraldas geriátricas, é necessário apresentar laudo médico que comprove a necessidade. Pacientes com deficiência precisam apresentar a Classificação Internacional de Doenças (CID).
A expansão da cobertura e a gratuidade total do programa são parte do esforço do governo para garantir acesso universal à saúde e melhorar a qualidade de vida da população.