Pernambuco recebe Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro
A premiação, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece boas práticas em alfabetização nas secretarias estaduais e municipais

Clique aqui e escute a matéria
Na última segunda-feira (10), Pernambuco foi agraciado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria ouro, durante uma cerimônia realizada em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
A premiação, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que visa reconhecer boas práticas em alfabetização por parte das secretarias de educação estaduais e municipais.
A governadora Raquel Lyra, presente no evento, recebeu o prêmio das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e destacou a evolução do estado na educação. “Em Pernambuco, elevamos em 40% o nível de alfabetização de 2023 para 2024. Sabemos que a educação no Brasil é um grande desafio, mas nosso compromisso é garantir que ninguém fique para trás”, afirmou.
Pernambuco foi um dos 13 estados contemplados com o selo de ouro, e mais de 80 municípios pernambucanos também foram premiados. O reconhecimento vem em meio aos avanços significativos do estado, que pela primeira vez superou a taxa nacional de alfabetização, com 59% dos alunos alfabetizados na idade certa, ultrapassando a média nacional de 56%.
A premiação é um reflexo do sucesso do programa Juntos Pela Educação, que recebeu um investimento de R$ 5,5 bilhões para promover ações voltadas à melhoria da alfabetização.
Raquel Lyra também mencionou o impacto das avaliações regionais, fundamentais para a formulação de estratégias que busquem o crescimento conjunto, sem deixar nenhum aluno para trás.
O presidente Lula também se pronunciou sobre a importância do investimento em educação. “O único caminho que temos é apostar na educação. Toda criança, independentemente da sua origem ou cor, tem o direito a uma educação plena”, afirmou.
A cerimônia, que marcou a primeira edição do evento, contou com a presença de autoridades como o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Gilson Monteiro, e diversos governadores, prefeitos e gestores de educação.