Entenda o longo histórico de problemas de saúde do Papa Francisco
Na última sexta-feira (14), o Papa Francisco foi internado, na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, inicialmente para tratar um bronquite

Clique aqui e escute a matéria
O Vaticano informou nesta segunda-feira (17) que o Papa Francisco foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, conforme apontado por novos exames médicos.
Segundo o boletim divulgado pela Vatican News, o estado de saúde do pontífice foi descrito como um "quadro clínico complexo", exigindo internação hospitalar e ajustes no tratamento.
"Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e hoje mostram uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Todos os exames indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada", informou o Vaticano.
O Papa, que está internado desde a última sexta-feira (14), já havia cancelado sua oração dominical com os peregrinos na Praça de São Pedro e uma missa especial dedicada aos artistas pelo Ano Jubilar da Igreja Católica. A visita programada aos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, também foi suspensa.
Apesar do quadro de saúde delicado, o Papa manteve sua rotina de ligações para membros de uma paróquia católica em Gaza, conforme relatado pela emissora italiana Mediaset. Segundo um dos paroquianos, o pontífice estava "de bom humor", mas aparentava "um pouco cansado".
> Papa Franscisco: entenda o que é infecção polimicrobiana e o quadro de saúde
Histórico de saúde do Papa Franscico
Histórico de problemas respiratórios e pulmão comprometido
O Papa Francisco possui um histórico de complicações respiratórias que remontam a sua juventude. Quando tinha 21 anos, o pontífice, então padre Jorge Bergoglio, desenvolveu pleurisia e teve parte de um de seus pulmões removida na Argentina.
Desde então, ele tem enfrentado problemas recorrentes relacionados à sua capacidade respiratória. Em março de 2023, Francisco foi hospitalizado com bronquite infecciosa, tratada com antibióticos.
Em novembro do mesmo ano, ele teve de cancelar uma viagem à COP28, em Dubai, devido a sintomas gripais e inflamação pulmonar.
Em fevereiro de 2024, o Papa fez um check-up no hospital após sofrer de uma gripe e retornou prontamente ao Vaticano no mesmo dia. Além disso, ele precisou cancelar compromissos em setembro devido a sintomas leves de gripe.
Quedas
Recentemente, o Papa Francisco também sofreu quedas em sua residência, ferindo-se no queixo em dezembro de 2024 e no braço em janeiro de 2025.
Cólon e abdômen
Em julho de 2021, Francisco passou por uma cirurgia de seis horas para remover 33 cm de seu cólon, devido a uma condição dolorosa do intestino chamada diverticulite. Em 2023, ele revelou que a condição havia retornado.
Durante a operação de 2021, surgiram rumores sobre a possibilidade de câncer, mas o pontífice e seu médico confirmaram que isso era infundado. Em junho de 2023, Francisco passou nove dias no hospital após uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal que causava obstruções intestinais dolorosas.