Papa Francisco segue em estado crítico, revela novo boletim do Vaticano

Sem crises respiratórias desde a noite do último sábado (22), pontífice segue em estado crítico; boletim revela também insuficiência renal.

Publicado em 23/02/2025 às 16:46 | Atualizado em 23/02/2025 às 18:47
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Papa Francisco, internado há mais de uma semana devido a uma pneumonia bilateral, segue em estado "crítico", conforme revelou novo boletim do Vaticano, liberado neste domingo (23).

O pontífice continua recebendo oxigênio, e exames de sangue apontaram sinais de insuficiência renal leve e "atualmente controlada", que estaria sendo observada pela equipe médica da Policlínica Gemelli, em Roma.

VEJA TAMBÉM: PAPA FRANCISCO: Vaticano diz que pontífice tem insuficiência renal leve; veja o estado de saúde

“O Santo Padre continua vigilante e bem orientado. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem retorno exigem que o prognóstico permaneça reservado. Durante a manhã, no apartamento no 10º andar, ele participou da Santa Missa, junto com os que estão cuidando dele nestes dias de internação”, afirmou o comunicado.

Noite tranquila

De acordo com o Vaticano, o Papa Francisco teve uma noite de sono "tranquila" e conseguiu "descansar".

No sábado (22), durante o tratamento para pneumonia bilateral, ele enfrentou uma crise respiratória asmática prolongada, recebendo oxigênio de "alto fluxo" para auxiliar na respiração, além de transfusões de sangue após exames indicarem uma baixa contagem de plaquetas devido à anemia.

Por que o Papa Francisco está internado?

O pontífice de 88 anos foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, inicialmente por causa de uma bronquite.

Durante a internação, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, com pneumonia bilateral.

Tags

Autor