Papa Francisco segue internado em estado crítico, mas passa noite tranquila
Apesar da melhora na anemia e na estabilidade das plaquetas após transfusões de sangue, o papa segue frágil devido à idade e doenças preexistentes

Clique aqui e escute a matéria
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (24) que o Papa Francisco, de 88 anos, permanece internado em estado crítico devido a uma pneumonia nos dois pulmões. Apesar da gravidade do quadro, o pontífice teve uma noite tranquila e segue recebendo oxigênio de alto fluxo.
Além disso, apresentou uma leve insuficiência renal, que está sob controle. De acordo com o boletim médico mais recente, divulgado na noite de domingo (23), "a complexidade do quadro clínico e o tempo necessário para que as terapias farmacológicas façam efeito obrigam a manter a prudência sobre o prognóstico".
Embora tenha registrado melhora na anemia e estabilidade na contagem de plaquetas após transfusões de sangue realizadas no sábado, o papa enfrenta fragilidade devido à idade avançada e doenças preexistentes. Especialistas monitoram a evolução do quadro para evitar complicações mais graves, como uma infecção generalizada.
Essa é a internação mais longa de Francisco desde sua eleição, em 2013. O pontífice permanece alerta e bem orientado, segundo o Vaticano. Em uma mensagem recente, ele afirmou que continua a hospitalização com confiança e ressaltou que o descanso faz parte do tratamento.
Enquanto isso, fiéis ao redor do mundo seguem em oração pela recuperação do líder da Igreja Católica, com manifestações de apoio registradas em Roma, na Argentina e no Iraque.