Lavagem das ladeiras de Olinda abre oficialmente o Carnaval da cidade

A ação, que se tornou uma celebração, conta com a presença de uma orquestra de frevo e é conhecida como o "bloco dos garis"

Publicado em 27/02/2025 às 8:32
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na manhã desta quinta-feira (27), cerca de 300 garis participam da tradicional lavagem das ladeiras de Olinda, evento que marca o início do período pré-carnavalesco no município.

A ação, que se tornou uma celebração, conta com a presença de uma orquestra de frevo e é conhecida como o "bloco dos garis", reforçando a importância da limpeza urbana durante as festividades.

A concentração dos trabalhadores ocorre no Mercado da Ribeira, de onde seguem até o prédio da prefeitura. Durante o percurso, um caminhão-pipa com aproximadamente 10 mil litros de água é utilizado para a lavagem das vias.

Esquema especial de limpeza

A Prefeitura de Olinda confirmou que a programação oficial do Carnaval começa nesta quinta-feira e segue até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março. Durante todo o período festivo, equipes de limpeza atuarão diariamente, iniciando os trabalhos de lavagem às 22h.

O esquema especial inclui o uso de máquinas de varrição mecânica, sopradores e caminhões específicos para lavagem e compactação de resíduos. Além disso, serão instalados 350 banheiros químicos em pontos estratégicos, como a Praça do Carmo, o Mercado Eufrásio Barbosa e a Ladeira da Sé.

Sidney Lucena/JC Imagem
A lavagem das ladeiras de Olinda conta com uma equipe maior de profissionais que varrem e pulverizam as ruas do Centro Histórico - Sidney Lucena/JC Imagem

Reforço na segurança

A segurança também será intensificada durante o Carnaval. Este ano, 120 câmeras de monitoramento serão instaladas, incluindo 12 dispositivos extras no Sítio Histórico. Três pontos fixos contarão com drones que transmitirão imagens em tempo real para os centros de controle.

Outro reforço será a Delegacia Interativa Perdidos e Achados, que funcionará 24 horas por dia para auxiliar na recuperação de documentos e objetos extraviados.

 

Artur Borba / JC imagem

Câmeras reconhecimento facial Olinda - Artur Borba / JC imagem

Tags

Autor