Golpista que se passava por servidor da Receita Federal é preso em Candeias
Um homem de 51 anos se fingia de servidor da Receita Federal para dar golpes apresentando um catálogo falso de produtos que estariam em leilão

Clique aqui e escute a matéria
Um homem de 51 anos foi preso nesta quarta-feira (16), em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, acusado de cometer crimes de estelionato em diversos municípios.
Ele teria aplicado golpes após abordar vítimas dizendo que era um servidor da Receita Federal e apresentava um catálogo com vários produtos que, supostamente, seriam leiloados, como computadores, TVs e instrumentos musicais.
Segundo a Delegada Millene Dinara, adjunta da Delegacia de Polícia de Boa Viagem, as pessoas se interessavam pelos produtos e realizavam uma transferência financeira via Pix, como forma de adiantamento para ter esses produtos.
Nos leilões da Receita Federal, os produtos são leiloados por um valor abaixo do que são vendidos no mercado. O golpista se aproveitou para deixar as ofertas no catálogo falso atrativas.
"O procedimento do leilão da Receita não é esse", alertou a delegada. "Nenhum pagamento deve ser feito diretamente a um servidor. Isso já era um sinal de ele (o suspeito) não era um servidor", completou.
A ação do golpista acabou se tornando uma reação em cadeia, já que as vítimas dos golpes foram apresentando o suspeito a outras pessoas que, posteriormente, também se tornariam vítimas.
Ainda segundo a delegada, a Polícia Civil atendeu uma ocorrência de uma vítima em Boa Viagem, mas o suspeito agia há anos em diversos municípios, sendo um velho conhecido da polícia e estando foragido.
"Ele já foi preso e já tem condenação criminal, também. Ele foi preso por furto qualificado, estelionato e apropriação indébita (roubo)", afirmou a delegada Millene Dinara.
Os valores investidos pelas vítimas são bastante variados, desde compras menores a outras que ultrapassam os cinco dígitos, como foi o caso de um empresário, citado pela delegada, em que ele gastou cerca de R$ 20 mil em instrumentos musicais.