INSS torna biometria obrigatória para contratar empréstimo; saiba como fazer
Nova regra para aposentados e pensionistas entra em vigor após alerta do TCU sobre milhares de reclamações de fraudes e operação da Polícia Federal

Clique aqui e escute a matéria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas que solicitarem empréstimos consignados deverão realizar obrigatoriamente a validação biométrica por meio da plataforma Meu INSS, vinculada ao Gov.br.
A medida foi adotada poucos dias após a deflagração de uma operação da Polícia Federal que apura fraudes em cadastros digitais, além de um alerta emitido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o aumento de reclamações envolvendo esse tipo de crédito.
O objetivo, segundo o INSS, é aumentar o controle sobre as operações de consignado, corrigindo falhas de segurança que permitiram fraudes nos últimos anos.
Somente em 2023, o TCU recebeu aproximadamente 35 mil queixas de beneficiários que tiveram empréstimos contratados sem autorização.
O que muda com a biometria obrigatória?
Com a nova regra, qualquer operação relacionada a crédito consignado — seja a primeira contratação, renovação ou portabilidade — só será concluída mediante a confirmação da identidade do beneficiário por meio da biometria facial, feita no Meu INSS.
O cruzamento das informações biométricas será feito com as bases de dados do governo federal, de forma a garantir que apenas o titular do benefício possa autorizar a operação.
Segundo o instituto, isso deve reduzir significativamente os riscos de fraudes que vinham sendo praticadas, especialmente através de acessos não autorizados.
Por que a medida foi adotada
Na última semana, uma operação da Polícia Federal identificou fraudes envolvendo cerca de 3 mil contas no portal Gov.br, usadas para aplicar golpes, incluindo contratações indevidas de empréstimos consignados.
O INSS havia decidido, no início de fevereiro, suspender temporariamente novos descontos relacionados a crédito consignado.
Agora, com a biometria obrigatória, o instituto afirma que busca "corrigir vulnerabilidades" e aumentar a segurança no acesso aos serviços.
Como fazer a biometria facial no Meu Inss?
De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), os desbloqueios de novos empréstimos consignados “somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS”.
Além disso, as agências do INSS estão proibidas de realizar esse tipo de desbloqueio de forma presencial.
Até o momento, o órgão não divulgou um passo a passo sobre como os beneficiários devem executar essa validação biométrica no aplicativo do Meu INSS.
No entanto, no app há um espaço para fazer o cadastro do reconhecimento facial, além da opção "Autorização de consignado". O usuário, com login prata da conta Gov.br, consegue acessar as opções.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />