MUSCULAÇÃO

O segredo da hipertrofia: quando é a hora de mudar o treino?

Saiba mais sobre a mudança de exercícios físicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 29/03/2024 às 15:18 | Atualizado em 29/03/2024 às 15:21
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

É natural que, com o decorrer do tempo, o treino na academia seja alterado. Contudo, muitas pessoas ficam incomodadas com a frequência dessa mudança, alegando que não conseguiram se acostumar com os exercícios listados ainda.

Esse incômodo torna a dúvida ainda mais importante: é correto mudar o treino com frequência?

SAIBA OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS

Com que frequência o treino deve ser mudado?

Entrevistada pelo Sport Life, a nutricionista e personal trainer Aline Becker destacou a importância de variar o treino a cada aproximadamente quatro semanas. Segundo ela, esse período é suficiente para o corpo se adaptar aos novos estímulos.

A ideia por trás dessa prática é trabalhar diferentes grupos musculares e músculos específicos em cada sessão. Por exemplo, variações como agachamento com barra normal e agachamento sumô têm como objetivo atingir musculaturas distintas.

Aline ressalta também a importância da variação de exercícios para maximizar o recrutamento muscular e obter resultados mais eficazes.

Quanto aos efeitos negativos de fazer sempre os mesmos exercícios, a especialista chama a atenção para a sobrecarga nas articulações e a falta de ativação muscular adequada. Esses fatores podem comprometer a estética corporal e aumentar o risco de lesões.

Para avaliar a eficácia do treino, Aline sugere observar mudanças visíveis no corpo, como aumento da densidade muscular e definição, e sentir-se mais confortável ao vestir roupas que antes estavam apertadas. Ou seja, o espelho pode ser um forte indicador de progresso.

Esta matéria contém informações do Terra

Tags

Autor