ATIVIDADE FÍSICA

Treino de perna perfeito: Evite esses 10 erros

Confira os erros mais comuns no treino de perna

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 29/03/2024 às 14:51 | Atualizado em 29/03/2024 às 15:21
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

O treino de pernas é essencial para objetivos, como definição muscular e aprimoramento da mobilidade. Contudo, se executado de forma incorreta, pode dificultar a conquista desses objetivos e até provocar lesões.

Por isso, é importante estar atento à execução dos movimentos, além de respeitar o limite do seu corpo. Confira os erros mais comuns no treino desses membros.

SAIBA OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS

Erros comuns no treino de perna

Execução incorreta

Posicionar-se incorretamente no aparelho, levantar o glúteo em alguns exercícios e balançar o corpo para compensar a execução inadequada do movimento. Corrigir esses maus hábitos resultará em um exercício mais desafiador e eficaz, sem necessariamente aumentar as cargas. 

Inadequação das cargas

Não há carga excessiva ou insuficiente, mas sim carga adequada. É necessário utilizar um peso que proporcione intensidade para gerar microlesões nas fibras musculares e, consequentemente, hipertrofia miofibrilar.

Mas é preciso ter cuidado ao utilizar peso excessivo, o exercício é realizado com compensações musculares, comprometendo a qualidade e amplitude do movimento e podendo causar lesões.

Posicionamento dos joelhos

Os joelhos devem sempre acompanhar a posição dos pés. Quando isso não acontece, a possibilidade de causar problemas nos joelhos aumenta.

 

Não alinhar os joelhos

Alinhar os joelhos no final de cada série e encontrar um ponto de descanso ajudam a relaxar a musculatura. Além disso, reduz o tempo sob tensão do exercício e interrompe a contração e o alongamento muscular.

Excesso de exercícios

Respeite seus limites. A carga e a periodização devem ser ajustados para permitir a execução correta do treino. Dessa forma, é possível evitar o desgaste metabólico e perda de massa muscular.

Explorar pouco a amplitude

Movimentos com pouca amplitude não aproveitam todo o potencial biomecânico do exercício, como fazer agachamentos pela metade, por exemplo. A amplitude adequada torna o exercício mais eficaz.
Uso de impulso nos exercícios

O impulso excessivo é comum em alguns exercícios, como os de panturrilhas. Contudo, o foco deve ser na execução e na concentração. Não use o corpo como um facilitador do exercício.

Desequilíbrio muscular

Não adianta treinar apenas os pontos fortes e negligenciar os pontos fracos. É preciso treinar os pontos fracos com a mesma intensidade, ou até mais, que os pontos fortes. Só assim é possível encontrar a harmonia corporal.

Despreocupação com a coluna

Opte por exercícios que podem evitar um aumento excessivo de cargas ou uma curvatura na coluna. O stiff, por exemplo, reduz significativamente o alongamento posterior da coxa e previne sobrecargas na coluna.

Excesso de amplitude

Descer exageradamente sem controle pode resultar em retroversão pélvica e sobrecarregar a região lombar. Mantenha uma amplitude adequada, preservando a biomecânica do movimento.

Esta matéria contém informações do Terra

Tags

Autor