O que comer se tiver pressão baixa? Confira 4 dicas benéficas
Assim, se os sintomas de pressão baixa forem frequentes, é aconselhável procurar um cardiologista para descartar problemas subjacentes, como infarto, embolia pulmonar, diabetes e outras condições graves.

A hipotensão arterial ocorre quando alguém tem ou desenvolve pressão baixa. Ao contrário da hipertensão, não é considerada uma condição grave em si mesma, embora possa estar associada a outras doenças.
Assim, se os sintomas de pressão baixa forem frequentes, é aconselhável procurar um cardiologista para descartar problemas subjacentes, como infarto, embolia pulmonar, diabetes e outras condições graves.
Na maioria das vezes, a pressão baixa afeta pessoas saudáveis e pode ocorrer naturalmente em dias quentes, especialmente quando há baixa ingestão de água e desidratação, ou quando alguém fica em jejum por longos períodos ou se levanta muito rapidamente.
Sintomas Comuns de Pressão Baixa
- Palidez
- Sensação de calor
- Visão turva
- Transpiração excessiva
- Fraqueza
- Palpitações
- Náuseas
Alimentação para Controlar a Pressão Baixa
É preciso começar o dia com um café da manhã nutritivo, pois o jejum prolongado pode levar a uma queda acentuada na pressão arterial, causando desconforto.
Cafeína
Incorporar bebidas com cafeína saudáveis, como café e chá, especialmente no café da manhã e após longos períodos sem se alimentar, pode ser útil.
A cafeína aumenta a frequência cardíaca, ajudando a regular a pressão arterial.
Chocolate
O chocolate, devido ao seu conteúdo de teobromina, também pode ser uma opção para elevar a pressão arterial baixa, pois melhora a frequência cardíaca.
É recomendável optar pelo chocolate escuro, mais saudável e rico em cacau.
Alimentos com pouca gordura
Além disso, é aconselhável incluir em sua dieta alimentos com baixo teor de gordura e ricos em sal, como peru, queijos curados e alimentos em conserva, como azeitonas, pepinos ou berbigões.
O alecrim, usado como tempero nas carnes, também pode ajudar a manter os níveis de pressão arterial. Ele pode ser consumido como infusão para melhorar o estado geral.
Hidratação
Manter-se hidratado é preciso para evitar episódios de pressão arterial baixa. A ingestão adequada de água é fundamental para quem enfrenta essa condição.
Fonte: AngioMedi.
Confira também: COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA? Veja dicas de especialistas
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”