É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
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Em algum momento, todos nós já agimos de maneira inconveniente ou inapropriada alguma vez na vida, mas é na repetição que mora no perigo.
Sendo assim, é importante ficar ligado em relação às pessoas com o nosso comportamento, compreender quais ambientes que frequentamos e a melhor maneira de agir segundo essa observação.
Veja a seguir os comportamentos que devem ser evitados para não prejudicar sua imagem e ser taxado de inconveniente.
4 atitudes que podem prejudicar a sua imagem
1. Etiqueta e respeito
Não suje, não faça barulho, não atrapalhe: respeite os espaços públicos e as pessoas ao seu redor.
2. Não invadir o espaço pessoal alheio
Cada um de nós tem uma área ao redor do corpo que não quer que outros invadam. Quando alguém que não é próximo entra nesse espaço, nos sentimos desconfortáveis.
Tocar no cabelo, falar muito perto, pegar na cintura, cutucar, forçar beijo no rosto, abraço, mexer nos pertences são ações que incomodam a maioria das pessoas e podem causar problemas.
3. A intimidade leva tempo
Usar apelidos carinhosos como “querida”, “amor”, “flor” para pessoas com quem você não tem proximidade é invasivo.
Se não tem certeza, pergunte o nome da pessoa e use-o para se dirigir a ela.
4. Evite perguntas pessoais
Evite fazer perguntas pessoais a pessoas que não conhece bem, como se são casadas, têm filhos, onde moram ou trabalham.
E não envie mensagens não solicitadas pelo Whatsapp ou inbox no Instagram, como se fosse spam. Em caso de dúvida, trate os outros como gostaria de ser tratado.
Respeitar o espaço do próximo é essencial para manter uma boa imagem e conviver bem com as pessoas.