Benefícios do cravo-da-índia: 9 vantagens surpreendentes de consumir com frequência
Especiaria contém substâncias que oferecem benefícios à saúde

Clique aqui e escute a matéria
O cravo-da-índia é uma especiaria que contém substâncias que oferecem diversos benefícios para a saúde, sendo utilizada desde tempos antigos.
Sendo assim, nesta matéria você vai conhecer quais são as vantagens de consumir o cravo.
9 BENEFÍCIOS DO CRAVO DA ÍNDIA
Ação anti-inflamatória
O eugenol, principal componente ativo do cravo-da-índia, modula a via de sinalização e a resposta imune, reduzindo a inflamação.
Estudos mostram sua eficácia no tratamento de inflamações cutâneas e em infecções bucais.
Proteção contra fungos e bactérias
O eugenol presente na especiaria demonstrou eficácia contra diversos tipos de infecções por bactérias e fungos.
Relaxamento muscular
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o óleo essencial de cravo-da-índia é útil para aliviar a tensão muscular e combater a fadiga.
Ação antioxidante
O eugenol minimiza reações de oxidação no corpo, reduzindo a ação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular.
Potencial no tratamento de câncer
Estudos sugerem que o cravo-da-índia pode auxiliar no tratamento de alguns tumores, induzindo a morte celular.
Mais pesquisas são necessárias para confirmar seus efeitos terapêuticos.
Cravo da índia - Imagem: Pexels
Tratamento da cirrose hepática
Substâncias encontradas no cravo-da-índia apresentam efeito protetor contra a cirrose hepática, inibindo a proliferação de células malignas e reduzindo o estresse oxidativo.
Repelente natural
O óleo essencial de cravo-da-índia é eficaz como repelente de insetos, incluindo moscas e mosquitos, e pode atuar como larvicida ecológico contra o Aedes aegypti.
Combate ao mau hálito e dor de garganta
Suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e aromáticas podem melhorar o mau hálito e auxiliar no tratamento de infecções de garganta.
Potencial antidiabético
Estudos em animais mostram que o cravo-da-índia pode ajudar no controle do açúcar no sangue e no estresse oxidativo em casos de diabetes, mas são necessárias mais pesquisas em humanos para comprovar seus efeitos positivos.
Fonte: Viva Bem UOL
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”