Benefícios do vinagre de maçã: Emagrece, baixa a glicose e muito mais
Médico dá bons motivos para consumir a substância e dá dicas de como tomar vinagre de maçã corretamente
Clique aqui e escute a matéria
O vinagre de maçã é o suco da maçã que passou por um processo de fermentação, que ocorre sob a ação de microorganismos.
Teoricamente, o vinagre poderia ser feito com qualquer fruta que fermente, como a uva, por exemplo. No entanto, o vinagre de maçã é um dos mais estudados e citados na literatura, com diversos benefícios para a saúde.
A seguir, você confere informação do médico proctologista Fernando Lemos, especialista em saúde do intestino, sobre por que essa substância é benéfica e vê dicas de como consumi-la.
Benefícios do vinagre de maçã
Os principais motivos para consumir vinagre de maçã que o médico destaca são:
Ajuda a emagrecer
O vinagre de maçã auxilia no controle da obesidade, pois aumenta a saciedade e o metabolismo.
Estudos mostraram que pessoas que consumiram a substância corretamente, sem mudar seus hábitos ou fazer atividade física, perderam de 2 a 3 kg em 40 dias.
Já aqueles que combinaram o consumo de vinagre de maçã com atividade física perderam até 7 a 8 kg no mesmo período de tempo.
Controle da pressão arterial
O vinagre de maçã é muito importante para o controle da pressão arterial, tanto para pessoas com pressão um pouco acima do normal como para hipertensos.
Ele ajuda a controlar a pressão sem a necessidade de aumentar a dose do medicamento ou adicionar outros tipos de medicamentos.
Redução da glicemia
O vinagre de maçã também ajuda a reduzir a glicemia, ou seja, o açúcar no sangue. Isso é especialmente benéfico para pessoas pré-diabéticas e diabéticas que precisam controlar o nível de açúcar no organismo.
Além disso, o ele aumenta a sensibilidade das células à insulina, o que evita picos de glicose no sangue e ajuda a prevenir a falência do pâncreas.
Possíveis malefícios
Apesar dos benefícios, existem algumas restrições para o consumo de vinagre de maçã.
O médico não o recomenda para pessoas com problemas nos rins, pois ele é rico em potássio e pode causar hipercalemia em pessoas com dificuldade de excretar esse mineral.
Também não é recomendado para pessoas com problemas gástricos, como refluxo, úlceras e gastrite, devido à acidez do vinagre de maçã.
Além disso, pessoas que usam medicamentos para epilepsia devem evitar o consumo de vinagre de maçã.
Como consumir o vinagre de maçã?
Fernando Lemos afirma que a quantidade correta de consumo de vinagre de maçã é de uma colher de sopa em 150 ml de água, podendo chegar a duas colheres de sopa em 200 ml de água.
O vinagre de maçã ideal para consumo deve ser orgânico, não pasteurizado e não filtrado, com uma concentração de ácido entre 4% e 6%.
Ele recomenda tomar esse preparo duas vezes ao dia, uma vez pela manhã às 11 horas e outra às 17 horas.
No entanto, ele ressalta que o consumo em jejum, prática muito difundida na internet, não é recomendado.
Veja mais informações no vídeo:
Fonte: Planete Intestino
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”