saúde

Benefícios e malefícios da semente de abóbora: veja as vantagens e desvantagens do consumo da semente

As sementes de abóbora são ótimas para a dieta

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 11/04/2024 às 22:28
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

As sementes, em geral, são consideradas alimentos saudáveis e nutritivos, e as sementes de abóbora não fogem à regra.

Segundo a Associação Americana do Coração, elas são uma fonte rica de fibras, magnésio e zinco, além de serem naturalmente ricas em triptofano, um aminoácido conhecido por auxiliar na qualidade do sono.

Portanto, adicionar essas sementes à dieta é uma excelente ideia. Por exemplo, você pode polvilhar as sementes de abóbora em saladas, adicioná-las ao iogurte ou incorporá-las em outras receitas.

Reprodução/ Freepik

Abóbora assada - Reprodução/ Freepik

Benefícios da semente de abóbora

1. Ajuda no controle da diabetes:

O consumo regular de sementes de abóbora pode auxiliar no controle da diabetes, inclusive prevenindo o desenvolvimento do tipo 2.

Elas podem contribuir para o controle glicêmico, potencializando a atuação da insulina, além de serem ricas em fibras e gorduras saudáveis.

2. Pode melhorar os níveis de testosterona:

As sementes de abóbora são ricas em zinco e magnésio, micronutrientes fundamentais para a produção de testosterona, o hormônio masculino. Isso pode beneficiar a saúde muscular, a libido e a saúde sexual.

3. Auxilia na qualidade do sono:

O triptofano presente nas sementes de abóbora, juntamente com o magnésio, pode contribuir para uma melhor qualidade do sono, promovendo a produção de neurotransmissores associados ao relaxamento.

4. Fonte de ômega-3:

As sementes de abóbora são uma fonte de ômega-3, uma gordura saudável que pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde cardiovascular e cerebral.

5. Aumenta a saciedade:

Devido ao seu teor de gorduras saudáveis e fibras, as sementes de abóbora podem contribuir para uma maior sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite.

6. Promove a saúde da próstata:

Os fitoquímicos e o zinco presentes nas sementes de abóbora estão associados ao bom funcionamento da próstata, ajudando a reduzir o risco de hiperplasia prostática benigna.

7. Beneficia o fígado e o coração:

O consumo regular de sementes de abóbora pode contribuir para a saúde do fígado e do coração devido à sua alta concentração de gorduras saudáveis e fibras.

Existe alguma contraindicação?

Não existe malefícios ao consumir a semente de abóbora todos os dias. No entanto, é bom ter alguns cuidados:

  • Opte por versões naturais das sementes, pois as versões industrializadas podem ser ricas em sódio, o que não é ideal para a saúde.
  • Se não está habituado a consumir fibras em abundância, comece com porções menores para evitar problemas digestivos e aumente gradualmente o consumo para permitir uma adaptação adequada.

*Com informações de Mundo Boa Forma

Veja também: Receita incrível para emagrecer; suco de beterraba com limão

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor