Benefícios da acerola: veja 8 vantagens de incluir na dieta
Saiba quais são as propriedades benéficas da acerola e como incluir na alimentação
Clique aqui e escute a matéria
A acerola, proveniente da aceroleira, um arbusto de médio porte com até 4 metros de altura, cujo nome científico é Malpighia emarginata, é nativa das Antilhas e das Américas Central e do Sul. Introduzida no Brasil pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1955, é comum em climas tropicais.
Por meio de sementes de Porto Rico, a acerola se espalhou pelo Nordeste e outras regiões do país, tendo seu cultivo ampliado desde o final do século XX. Hoje, é uma presença marcante na agroindústria de polpa de frutas congeladas.
Além de ser uma deliciosa sobremesa ou lanche, a acerola pode ser incluída em saladas, molhos e sucos, oferecendo uma variedade de benefícios à saúde.
Na medicina tradicional, a acerola foi usada para tratar uma variedade de condições, como doenças do fígado, diarreia, disenteria, tosse e resfriados.
Informações nutricionais
Comestíveis e ricas em vitaminas A e C, suas pequenas sementes contêm ainda antioxidantes, antocianinas, fibras, cálcio e potássio.
Cada 100 gramas de acerola oferecem:
- 32 calorias;
- 8 gramas de carboidratos;
- 1 grama de fibras;
- 0,5 gramas de proteína;
- 146 mg de potássio;
- 38 mg de vitamina A;
- 18 mg de magnésio;
- 0,8 mg de cobre;
- 0,309 mg de ácido pantotênico;
- 0,06 mg de riboflavina;
- 0,02 mg de tiamina (vitamina B).
Benefícios da acerola
Fonte de vitamina C
A acerola é reconhecida por seu alto teor de ácido ascórbico (vitamina C), embora esse nutriente diminua à medida que a fruta amadurece.
Um estudo comparou a concentração de vitamina C em três frutas cultivadas organicamente no Brasil - acerola, morango e caqui -, concluindo que a acerola possui a maior quantidade, cerca de 2294,53 mg por 100 gramas de polpa do fruto, sendo ainda maior em frutas orgânicas (4023,39 mg/100 g).
Fonte de vitamina A
Além da vitamina C, a acerola é uma boa fonte de vitamina A.
Saúde da pele
A vitamina C presente na acerola é essencial para a produção de colágeno e proteção da pele contra danos.
Prevenção da obesidade
Estudos sugerem que a acerola pode ajudar a reverter parte dos efeitos metabólicos causados pela obesidade, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esse efeito em humanos.
Propriedades antioxidantes
Estudos mostram que a acerola é rica em antioxidantes, incluindo a vitamina C e as antocianinas, que ajudam a prevenir danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento e protegendo contra certas doenças.
A vitamina C também é essencial para a função imunológica, auxiliando na defesa contra infecções e câncer.
Melhora da imunidade
Graças à sua alta concentração de vitamina C, a acerola fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
Prevenção do escorbuto
Devido à sua alta concentração de vitamina C, a acerola pode prevenir o escorbuto, uma condição causada pela deficiência dessa vitamina.
Limites de consumo
Embora seja benéfica, a acerola pode causar problemas se consumida em excesso, como diarreia, náuseas e cólicas estomacais.
O consumo deve respeitar os limites diários recomendados de vitamina C, que é de 2000 mg por dia para adultos.
LEIA TAMBÉM:
- Benefícios e malefícios do café: 6 vantagens e desvantagens de consumir
- Pode comer semente do mamão? Saiba benefícios e como usar
*Com informações de Ecycle
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”