SAÚDE

Benefícios do ômega 3: quais as vantagens de tomar ômega 3? Veja possíveis contraindicações

Conheça os benefícios do ômega 3 para a saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 16/04/2024 às 17:59 | Atualizado em 16/04/2024 às 18:02
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O ômega 3 é uma categoria de ácidos graxos essenciais para o corpo humano, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde cardiovascular, cerebral e ocular, além de ser reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.

"Além disso, o ácido reduz o risco da arteriosclerose, alivia dores e inflamações, previne pressão alta, controla o apetite, previne a depressão pós-parto, auxilia no desenvolvimento cerebral dos fetos, previne o câncer de próstata e reduz o mau colesterol (LDL)", explica a nutricionista Andreia Camilla Oliveira.

Como nosso organismo não consegue produzir ômega 3 em quantidades suficientes, é essencial incluir na dieta alimentos ricos nesse ácido graxo.

Ele é encontrado principalmente em peixes de água fria, como atum, salmão, sardinha, tainha e bacalhau. Além disso, também está presente em sementes de linhaça e chia, nozes e abacate.

FREEPIK

ÔMEGA 3 - MEDICAMENTO - FREEPIK

7 benefícios do ômega 3 para a saúde

1. Ação anti-inflamatória

O ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo, sendo especialmente útil para pessoas com condições crônicas, como artrite e doenças intestinais, incluindo a doença de Crohn.

2. Alívio da enxaqueca

Alguns alimentos ricos em ômega 3, como salmão, sardinha, arenque, atum e semente de linhaça, têm ação anti-inflamatória e podem ajudar a aliviar episódios de enxaqueca.

3. Melhora as funções cognitivas

O ômega 3 desempenha um papel essencial no desenvolvimento e na funcionalidade do cérebro, contribuindo para a melhoria da memória, concentração e funções cognitivas, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

4. Previne o risco de osteoporose

Melhora a densidade mineral óssea, reduzindo significativamente o risco de osteoporose e fraturas ósseas, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

5. Deixa a pele mais saudável

Auxilia no tratamento de inflamações da pele e contribui para sua hidratação, prevenindo doenças inflamatórias como dermatites, psoríase e acne.

6. Aumenta a proteção do sistema imunológico

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o ômega 3 fortalece o sistema imunológico, aumentando a atividade das células imunes e melhorando a capacidade defensiva do corpo contra infecções.

7. Melhora a saúde do coração

Ajuda a reduzir o risco de infarto, as taxas de triglicerídeos e melhora a saúde cardíaca geral, incluindo a prevenção de arritmias cardíacas, especialmente em indivíduos hipertensos.

Existe alguma contraindicação?

Apesar dos benefícios, o ômega 3 deve ser incorporado à dieta com equilíbrio, especialmente para pessoas com alergia a frutos do mar, que podem apresentar sensibilidade ao ácido.

Consulte um profissional de saúde antes de fazer alterações na dieta, especialmente se houver preocupações com interações medicamentosas ou condições médicas específicas.

*Com informações de BC Notícias.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor