Benefícios da Pitaya para saúde: 5 vantagens em consumir a fruta-do-dragão
Pitaya, conhecida como fruta do dragão, é uma grande aliada da saúde

Clique aqui e escute a matéria
A Pitaya, também conhecida como Fruta-do-Dragão, um verdadeiro tesouro tropical que conquista paladares e promove saúde.
Originária da América Latina, a Pitaya vem conquistando o Brasil, principalmente, entre quem busca uma alimentação mais saudável e saborosa.
O apelido "fruta-do-dragão" se dá pela fruta ter uma aparência semelhante a um dragão, o que desperta a curiosidade e convida a experimentar seus encantos.
Imagem ilustrativa da Pitaya! - Reprodução/ iStock
Rica em fibras, a Pitaya atua como um escudo natural para o organismo, auxiliando na digestão, regulando a pressão arterial e combatendo a anemia.
Seus poderes antioxidantes protegem as células e retardam o envelhecimento. E para quem está de dieta, a Pitaya é a aliada perfeita: com poucas calorias, ela sacia e nutre ao mesmo tempo!
Benefícios
Ferro: Reduz cansaço e fadiga, forma glóbulos vermelhos e hemoglobina (transporte de oxigênio), e fortalece o sistema imunológico.
Vitamina B3 (niacina): Pele saudável, função psicológica equilibrada e sistema nervoso funcionando perfeitamente.
Fibras: Saúde intestinal em dia e saciedade duradoura.
Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, Cálcio e Fósforo: Completam o pacote de nutrição para um corpo forte e saudável.
Estudos recentes
Um estudo da Embrapa Agroindústria Tropical revelou que a Pitaya é poderosa aliada no controle do colesterol, da glicemia e da ansiedade. Em animais, a fruta reduziu o colesterol total, LDL e triglicerídeos, elevando o HDL ("colesterol bom").
Em diabéticos, doses de 200 mg/kg e 400 mg/Kg mostraram efeitos promissores, reduzindo a glicemia. Os testes demonstraram efeito ansiolítico e ausência de toxicidade. Resultados que comprovam o potencial da Pitaya para promover o bem-estar!
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”