SAÚDE

Qual o melhor magnésio para ansiedade? Veja como escolher a opção mais eficaz

O magnésio desempenha um papel importante na saúde mental e pode ser uma excelente opção para o alívio dos sintomas de ansiedade

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 23/04/2024 às 7:58 | Atualizado em 23/04/2024 às 7:59
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O magnésio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do cérebro e a saúde mental.

Apesar de ser pouco discutido, esse mineral desempenha um papel importante na produção de neurotransmissores e na formação de substâncias importantes para a saúde cerebral.

Esse mineral é um cofator na produção dos neurotransmissores, ou seja, é necessário para que ocorra uma produção adequada dessas substâncias.

Para que o cérebro funcione corretamente e os sintomas de ansiedade sejam amenizados, é preciso garantir um bom aporte de magnésio através da alimentação ou suplementação.

Como o magnésio age na ansiedade?

O magnésio está envolvido em mais de 300 reações químicas no corpo, incluindo a produção de neurotransmissores como o GABA, serotonina, noradrenalina e dopamina.

Esses neurotransmissores desempenham um papel fundamental no controle do humor, ansiedade e depressão.

Para que haja uma produção adequada dessas substâncias, é necessário um bom aporte de magnésio. A suplementação de magnésio é especialmente importante para pessoas que já apresentam sintomas de ansiedade.

No entanto, mesmo pessoas saudáveis podem se beneficiar do consumo adequado desse mineral.

O melhor magnésio para ansiedade

No mercado, é possível encontrar diferentes tipos de magnésio, como óxido de magnésio, cloreto de magnésio, magnésio dimalato, glicina de magnésio com inositol, treonato de magnésio, entre outros.

A escolha do melhor magnésio para ansiedade vai depender do objetivo que se deseja alcançar. Alguns tipos possuem melhor absorção do que outros.

Em termos de absorção, o óxido de magnésio e o cloreto de magnésio são considerados os piores.

Já o magnésio quelato, que é o magnésio ligado a um aminoácido, possui uma absorção melhor.

Confira os benefícios de cada um:

Magnésio Citrato

O magnésio citrato é uma boa opção para pessoas que sofrem de constipação. Esse tipo de magnésio ajuda a regularizar o funcionamento do intestino.

Magnésio Dimalato

O magnésio dimalato é recomendado para melhorar os níveis de energia, especialmente em pacientes que possuem doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão.

Magnésio Treonato

O magnésio treonato tem sido estudado para o tratamento de doenças neurodegenerativas. No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar sua eficácia nesse contexto.

Magnésio Taurato

Na ansiedade, o magnésio taurato é considerado uma excelente opção. Esse tipo de magnésio é quelado com taurina, um aminoácido que estimula os receptores de GABA, neurotransmissor responsável pela sensação de calma.

O magnésio taurato oferece benefícios adicionais, como o suporte ao músculo cardíaco e a redução de palpitações, sintoma comum em pessoas ansiosas.

Veja mais informações no vídeo:

 Fonte: Dra. Anna Luyza Aguiar

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor