SAÚDE

O que é câncer inguinal, que atinge o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo? Entenda

Cantor do grupo Molejo apresentou piora do quadro clínico nesta sexta-feira (26)

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 26/04/2024 às 12:07 | Atualizado em 26/04/2024 às 12:16
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O cantor Anderson Leonardo, de 51 anos, vocalista do grupo Molejo, teve uma piora no estado de saúde, que já era considerado gravíssimo, na manhã desta sexta-feira (26).

Anderson sofre de um "câncer inguinal", diagnosticado em 2022, e já passou por muitas internações desde o começo do ano.

Ele segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O que é câncer inguinal?

O câncer inguinal não é exatamente um tipo de câncer, mas um tumor raro que afeta a região da virilha.

Nesta condição, o termo "câncer inguinal" refere-se a um conjunto de cânceres que podem afetar a região inguinal, que é a parte da virilha onde estão localizadas estruturas importantes como vasos sanguíneos, tecidos fibrosos, linfonodos e tendões.

Como surge o câncer na região inguinal?

Este tipo de câncer pode estar associado à metástase (espalhamento) de tumores originados em outras partes do corpo, como câncer de bexiga, pênis, colo de útero, vagina, ânus e intestino grosso.

Também pode surgir de tumores que começam nas próprias estruturas da região inguinal, como linfonodos, linfomas e tumores na pele, como o melanoma e o carcinoma basocelular.

Sintomas do câncer na região inguinal

Os sintomas de um câncer que ocorre na região da virilha dependem de diferentes fatores, como se sua origem ocorreu na própria região ou se é metástase de tumores de outros órgãos.

Alguns dos sintomas apresentados são:

Nódulo na região inguinal

O surgimento de um nódulo palpável na região da virilha é um dos sintomas mais comuns do câncer inguinal.

Esse nódulo pode ser percebido ao toque e muitas vezes é acompanhado de sensação de inchaço ou massa anormal na área.

Dor local

A presença de dor na região inguinal é outro sintoma frequente do câncer. A dor pode variar de intensidade, desde um leve desconforto até uma dor aguda e persistente, especialmente durante movimentos como caminhar, sentar-se ou dobrar-se.

Leia também: 4 sinais silenciosos de câncer de intestino

Sangramentos do nódulo e infecções secundárias

Em alguns casos, o nódulo na região inguinal pode apresentar sangramento espontâneo ou induzido, além de ser propenso a infecções secundárias devido à presença de tecidos lesionados. Esses sintomas podem indicar um estágio avançado da doença.

Sintomas gerais

O câncer inguinal também pode manifestar sintomas gerais que afetam todo o organismo, como febre sem causa aparente, perda de apetite e perda de peso não justificada.

Esses sintomas podem indicar a disseminação do câncer para outras áreas do corpo ou a presença de complicações relacionadas à doença.

Diagnóstico, tratamento e prevenção

O diagnóstico é feito através de biópsia, coletada por uma agulha grossa ou incisão cirúrgica, seguida de análise laboratorial. Isso permite identificar o tipo específico de câncer presente e determinar sua agressividade.

Leia também: Proteja o seu coração com essas 5 dicas simples

O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer diagnosticado e pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Quanto à prevenção, medidas como a limpeza diária do pênis, alimentação balanceada, vacinação contra HPV, além de hábitos saudáveis como não fumar, manter um peso saudável, praticar atividade física e evitar exposição ao sol em horários inadequados podem reduzir o risco de câncer.

Veja também: Saiba quais são os tipos câncer mais comuns no Brasil

Com informações de SBT News 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor