Tchau, sedentarismo! Educador físico desmascara 6 desculpas que você dá para faltar o treino
Saiba o que é indicado para combater o sedentarismo
Clique aqui e escute a matéria
Manter um ritmo constante de exercícios exige força de vontade e disciplina, e nem sempre é fácil. Mas é possível driblar as desculpas e seguir em frente?
De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, a "exercise guilt" (ou "culpa de exercício") é um sentimento real e pode dificultar a vida de quem quer se manter ativo.
Sentir-se culpado por não cumprir metas ou cronogramas de exercícios não ajuda. O que é necessário, em vez disso, é identificar as desculpas que usamos para faltar à academia e encontrar maneiras de superá-las.
Não é gostoso
Muitas pessoas simplesmente não gostam de fazer exercícios. Ainda assim, vale a pena procurar uma atividade que seja agradável.
"Dança, brincar com os filhos no parque, tudo conta como exercício", ressalta o especialista. O importante é encontrar uma atividade que proporcione algum prazer e manter a disciplina para continuar ativo.
SAIBA OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS
É caro
Ir à academia ou praticar esportes como natação, dança ou artes marciais pode ser caro para muitas pessoas. No entanto, não é necessário gastar muito para se exercitar.
"Há muitos exercícios eficazes que podem ser feitos usando itens comuns em casa ou apenas o peso do corpo. O importante é manter uma rotina regular de atividades físicas", explica Zair Cândido, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP) e coordenador técnico da UPX Sports.
Não há espaço disponível
"Não é preciso ter uma academia ou uma quadra esportiva para se exercitar", diz Cândido. A sala de estar ou o quarto podem ser suficientes para exercícios como abdominais e agachamentos. O importante é usar o espaço disponível para manter uma rotina de exercícios.
Está muito calor ou muito frio para a atividade que pratico
Praticar exercícios ao ar livre pode ser desafiador quando as temperaturas estão extremas. Mas é possível adaptar a rotina.
"Se está muito frio para correr na rua, tente atividades internas, como ioga, pilates ou exercícios no conforto de casa", sugere o professor. Se está muito calor, aulas de hidroginástica ou natação são alternativas refrescantes.
Estou cansado demais
O cansaço é uma justificativa comum para evitar exercícios físicos. Mas é possível ajustar o horário do treino para quando estiver mais descansado.
Manter uma agenda regular ajuda a estabelecer um hábito que não seja afetado pelo cansaço.
Não há tempo disponível
O dia é cheio de compromissos: trabalho, cuidados com a casa e os filhos, vida social, alimentação saudável... Parece que não sobra tempo para os exercícios. Uma maneira de superar isso é fazer o que for possível.
"Melhor fazer um treino curto do que nenhum", diz Cândido. Ele sugere pequenas rotinas de 15 a 30 minutos. "Uma caminhada pelo bairro ou 15 minutos subindo e descendo escadas podem ser uma boa solução para quem tem pouco tempo."
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”