SAÚDE

Pode passar óleo de alecrim no cabelo? Veja orientação médica

Saiba quais são os perigos de utilizar o óleo de alecrim no cabelo

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 10/05/2024 às 8:34
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Em junho do ano passado, um dos vídeos que mais bombaram no TikTok foi o de usuários falando sobre o uso do óleo de alecrim para estimular o crescimento mais rápido do cabelo.

Embora a ideia pareça inofensiva por se tratar de um produto natural, especialistas alertam para os perigos de aplicar a fórmula diretamente no couro cabeludo e nas madeixas.

Pode passar óleo de alecrim no cabelo?

Em entrevista ao tabloide britânico The Sun, o diretor do SpaSeekers, Jason Goldberg, explicou por que o uso do óleo de alecrim pode ser perigoso. Segundo ele, o produto contém um tipo de ácido que pode causar problemas, especialmente em pessoas que aplicam a fórmula e se expõem ao sol.

Goldberg detalhou que o óleo de alecrim tem uma substância chamada ácido carnósico, conhecida por suas propriedades de cura para danos nos nervos e tecidos, além de melhorar a circulação sanguínea e estimular o crescimento do cabelo.

Ele acrescentou: "Essa propriedade ajuda os folículos pilosos a crescerem e a curar qualquer irritação que as pessoas possam sentir no couro cabeludo."

FREEPIK
Confira como usar e os benefícios do óleo de abóbora para o cabelo. - FREEPIK

No entanto, Goldberg também ressaltou a necessidade de cautela ao usar o óleo de alecrim. Como ele mora no Reino Unido, observou que o retorno das temperaturas mais quentes e dos dias ensolarados requer precaução.

Para os brasileiros, especialmente devido ao clima tropical do país e à alta incidência de radiação solar, é preciso redobrar a atenção.

Goldberg destacou que o uso de qualquer óleo na pele pode atrair raios ultravioleta prejudiciais, aumentando o risco de danos causados pelo sol.

Portanto, aplicar óleo de alecrim no couro cabeludo pode ser problemático se você planeja se expor ao sol. Ele também recomendou o uso de filtro solar capilar para proteger a região.

Orientação médica

Também no TikTok, a médica especialista em estética Ledjona Thaci publicou um vídeo para esclarecer sobre a composição do óleo de alecrim.

Ela brincou: "Aviso! Não use este óleo capilar se você não quiser um cabelo de crescimento rápido ou suavizar as pontas duplas." No entanto, a médica também alertou que a porosidade do cabelo pode levar à queda dos fios durante o uso.

Para evitar problemas, a médica sugere adicionar o óleo de alecrim ao shampoo, em vez de aplicá-lo diretamente no couro cabeludo, especialmente se você planeja estar ao ar livre ou sob o sol. Essa abordagem pode ajudar a diminuir os riscos associados ao uso do óleo de alecrim.

*Com informações de Metrópoles

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor