chuvas no RS

Lula adia viagem ao Chile enquanto avalia ações no Rio Grande do Sul

Com piora na situação do Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas no estado, Lula adia viagem ao Chile e deve focar em discutir ações no RS

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/05/2024 às 11:27
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Com a retomada das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Itamaraty anunciou o adiamento da viagem do presidente Lula (PT) ao Chile. 

Lula visitaria o país ainda nesta semana, mas decidiu continuar no Brasil após novos alertas da Defesa Civil do estado apontarem mais inundações no RS e a chance de que o nível do Guaíba suba, com possibilidade de atingir um novo recorde com 5,5 m

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que as autoridades do Chile foram informadas sobre o motivo do cancelamento de Lula e compreenderam o motivo do presidente continuar no Brasil. 

Na nota do Itamaraty, foi apontado que o adiamento ocorreu pela "necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população afetada e nas tarefas de reconstrução" no estado. 

AÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL

Existe a possibilidade de que Lula volte ao Rio Grande do Sul ainda nesta semana para avaliar a situação e discutir próximas ações. 

Entre as medidas discutidas entre o Governo do Rio Grande do Sul e a gestão de Lula é a possibilidade de que a União aumente o prazo de pagamento das dívidas do estado. Entre o débito de R$ 90 bilhões, seriam abertos R$ 8 bilhões para o Estado utilizar para reconstruir o RS. 

SITUAÇÃO NO RS

Segundo a última atualização da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, já foram confirmadas 147 mortes, 127 desaparecidos e 806 feridos. O número de pessoas fora de casa já contabiliza 619 mil. 

Nível dos rios volta a subir no Rio Grande do Sul

Tags

Autor