É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Um novo levantamento da Genial/Quaest aponta que a maioria dos brasileiros considera que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito nas eleições presidenciais de 2026.
Na pesquisa, 55% dos eleitores apontou que Lula não merece ganhar as eleições de 2026, enquanto 42% consideraram que o presidente deveria ter uma nova chance no cargo. 3% não sabe ou não respondeu.
GRUPOS COM MAIOR REJEIÇÃO À REELEIÇÃO DE LULA
O grupo que traz maior rejeição para Lula são os homens mais jovens e de alta renda. 59% dos homens são contra uma reeleição de Luiz Inácio, enquanto 38% são favoráveis.
Entre os homens de 16 a 34 anos, os contrários à reeleição do presidente formam 57%, a favor compõe 39%, enquanto 4% não respondeu.
Pessoas com maiores faixas de renda são as mais contrárias a uma possível reeleição de Lula, com 66% dos eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos contra uma nova vitória do petista e apenas 29% a declarar que o presidente merece ganhar novamente.
SITUAÇÃO POR REGIÃO
Eleitores do Sudeste são mais os contrários a uma reeleição de Luiz Inácio, 63% acha que Lula não merece um novo mandato, enquanto 33% acredita que sim. Os números são próximos no Sul, com 59% contra uma nova vitória e 39% a favor.
No Norte e Centro-Oeste 58% foi contra a reeleição de Lula e 37% do público foi favorável.
O Nordeste é o local com maior apoio para uma vitória de Lula e a única região em que se considera que o presidente merece ser reeleito. 60% dos nordestinos consideram que Luiz Inácio deve ganhar em 2026, 38% afirmou que não.
SOBRE A PESQUISA GENIAL/QUAEST
A pesquisa entrevistou 2.045 eleitores entre os dias 2 e 6 de maio de 2024. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.
VEJA TAMBÉM: LULA TEM REPROVAÇÃO HISTÓRICA, DIZ PESQUISA