pesquisa

Maioria considera que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

Nova pesquisa aponta que a maioria dos eleitores não acham que Lula merece ser reeleito nas eleições de 2026

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/05/2024 às 10:01
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Um novo levantamento da Genial/Quaest aponta que a maioria dos brasileiros considera que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito nas eleições presidenciais de 2026. 

Na pesquisa, 55% dos eleitores apontou que Lula não merece ganhar as eleições de 2026, enquanto 42% consideraram que o presidente deveria ter uma nova chance no cargo. 3% não sabe ou não respondeu. 

GRUPOS COM MAIOR REJEIÇÃO À REELEIÇÃO DE LULA

O grupo que traz maior rejeição para Lula são os homens mais jovens e de alta renda. 59% dos homens são contra uma reeleição de Luiz Inácio, enquanto 38% são favoráveis

Entre os homens de 16 a 34 anos, os contrários à reeleição do presidente formam 57%, a favor compõe 39%, enquanto 4% não respondeu. 

Pessoas com maiores faixas de renda são as mais contrárias a uma possível reeleição de Lula, com 66% dos eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos contra uma nova vitória do petista e apenas 29% a declarar que o presidente merece ganhar novamente. 

SITUAÇÃO POR REGIÃO

Eleitores do Sudeste são mais os contrários a uma reeleição de Luiz Inácio, 63% acha que Lula não merece um novo mandato, enquanto 33% acredita que sim. Os números são próximos no Sul, com 59% contra uma nova vitória e 39% a favor. 

No Norte e Centro-Oeste 58% foi contra a reeleição de Lula e 37% do público foi favorável. 

O Nordeste é o local com maior apoio para uma vitória de Lula e a única região em que se considera que o presidente merece ser reeleito. 60% dos nordestinos consideram que Luiz Inácio deve ganhar em 2026, 38% afirmou que não. 

SOBRE A PESQUISA GENIAL/QUAEST

A pesquisa entrevistou 2.045 eleitores entre os dias 2 e 6 de maio de 2024. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. 

VEJA TAMBÉM: LULA TEM REPROVAÇÃO HISTÓRICA, DIZ PESQUISA

Tags

Autor