Açaí é remoso? Saiba o que diz estudo
Entenda se o açaí é remoso, o que dizem pesquisas e qual a forma ideal de consumir este alimento.
Clique aqui e escute a matéria
O açaí é uma fruta bastante popular no Brasil. Originária da Amazônia, essa pequena iguaria conquistou o paladar de todo o país e do mundo.
E não apenas por seu sabor único, mas também por seus inúmeros benefícios à saúde. No entanto, algumas dúvidas ainda cercam o consumo desta fruta, incluindo a questão sobre seu potencial efeito inflamatório.
Muitas pessoas se perguntam se o açaí é remoso. Por isso, diversos estudos são desenvolvidos para observar se realmente, a fruta pode fazer mal à saúde de alguma forma.
O que são alimentos remosos?
Alimentos remosos são aqueles tradicionalmente associados à promoção de processos inflamatórios no corpo.
Esse termo, utilizado na medicina popular, refere-se a alimentos que, supostamente, agravam inflamações existentes ou desencadeiam novas inflamações.
Entre os exemplos clássicos de alimentos considerados remosos estão:
- Carnes gordurosas;
- Frutos do mar;
- Alimentos processados.
Alimentos remosos devem ser evitados por pessoas que buscam reduzir a inflamação, seja por questões de saúde geral ou para o manejo de condições específicas, como artrite ou doenças inflamatórias intestinais.
Açaí é remoso?
De acordo com o Portal Mundo Boa Forma, recentemente foi realizado um estudo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, que classificou o açaí dentro de uma lista de 40 alimentos que apresentam grande poder anti-inflamatório.
Ou seja, o açaí não é remoso. Pelo contrário, segundo a pesquisa, é um alimento anti-inflamatório.
Ele possui propriedades que podem ajudar a combater a inflamação no corpo, graças aos seus altos níveis de antioxidantes, como antocianinas.
A pesquisa da UFSM fortalece a posição do açaí como um alimento funcional, destacando seus benefícios além do sabor e da energia que fornece.
SAIBA MAIS:
Cuidado com a forma do açaí
Agora, é necessário ficar alerta. A forma natural do açaí é diferente da forma que ele é amplamente comercializado nos estados fora do Norte do Brasil.
Ainda segundo o Portal Mundo Boa Forma, pesquisas realizadas no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) constataram que nos produtos comerciais da fruta, a maioria dos nutrientes são perdidos.
Esses produtos, frequentemente encontrados em supermercados e sorveterias, podem conter altos níveis de açúcar adicionado, o que diminui os benefícios naturais da fruta.
Portanto, por mais que o açaí não seja remoso, o ideal é sempre preferir a versão mais pura e natural possível.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”