Conheça 4 diferenças do sushi no Brasil e no Japão
De formato das peças a modo como é servido, conheça algumas diferenças do sushi no Brasil e no Japão
Clique aqui e escute a matéria
Na maioria das vezes, a experiência de comer sushi em restaurantes ou temakerias no Brasil não é a mesma de comer o alimento no Japão.
Isso porque a culinária japonesa no país precisou se adaptar ao paladar dos brasileiros. Sendo assim, essas diferenças podem ser observadas na qualidade do peixe, em alguns formatos do sushi e no modo em que ele é temperado.
O paladar do brasileiro gosta de comidas que têm temperos marcantes. Além disso, por se utilizar sal em várias refeições, muitas vezes não se percebe o gosto do alimento em si.
Devido a essas características, chefes de cozinha brasileiros adotam condimentos e sabores extras em seus cardápios, mesmo sabendo que esses alimentos têm origens estrangeiras.
Conheça 4 diferenças do sushi servido no Brasil em comparação com o do Japão:
1. Modo como se utiliza o molho shoyu
No Japão, o shoyu é usado para fazer diversos molhos e realçar os sabores dos peixes e dos frutos do mar.
Sendo assim, nessas cozinhas orientais, o sushiman apenas pincela o molho no sushi antes de entregá-lo na mesa do cliente.
Já no Brasil, tanto o sushi como o sashimi são mergulhados geralmente no shoyu, a ponto de não se sentir totalmente o sabor dos peixes. Algo que não é visto no país asiático, pois o recomendado entre os japoneses é que o bolinho de arroz não se desmanche em contato com o molho.
2. Sabor do salmão
Mesmo muitas pessoas acreditando que o sushi no Japão é feito tradicionalmente de salmão, esse não é o tipo de peixe que é encontrado com maior frequência em restaurantes clássicos.
Geralmente, os japoneses utilizam, em sua culinária, peixes nativos da região pacífica, como o tai, o atum, o ayu e o sanma.
Porém, quando o salmão é utilizado nas peças, ele costuma ter um sabor mais adocicado.
3. Combinações
No Brasil, algumas peças de sushi são acompanhadas de frutas, doces e molhos, que jamais são utilizados em restaurantes orientais.
Goiabada, cream cheese, morango, abacaxi, entre outros receios, só são utilizados no sushi preparado nas cozinhas brasileiras.
4. Textura do arroz
Assim como no Brasil, o arroz também é muito utilizado na culinária japonesa.
Porém, quando o assunto é sushi, várias diferenças mudam as experiências gastronômicas das pessoas que consomem sushi nos dois países.
No Brasil, o bolinho de arroz é mais adocicado e um pouco mais pesado, devido a textura e o modo como é preparado.
O makizushi e o sushi no Japão, são servidos com arroz menos adocicados. Além disso, os bolinhos são mais leves e, por isso, não devem ser mergulhados em alguns molhos, para não se desmancharem.
VEJA TAMBÉM:
Matéria com informações da revista Menu e do site Japão com Tsuge