3 vitaminas e sucos para aliviar o intestino preso
Vitaminas e sucos são boas opções naturais para melhorar constipação, aprenda receitas.
Clique aqui e escute a matéria
O intestino preso, ou constipação, é uma condição que pode causar grande desconforto e afetar significativamente a qualidade de vida.
Um profissional de saúde pode identificar as causas e recomendar o tratamento mais adequado, garantindo um cuidado personalizado.
Mas, como medida alternativa, as vitaminas e sucos naturais são grandes aliados no alívio deste problema.
O consumo regular de certos alimentos ricos em fibras, vitaminas e outros nutrientes pode auxiliar no funcionamento adequado do sistema digestivo.
Causas de intestino preso
A constipação, conhecida popularmente como intestino preso, é uma doença causada, principalmente, pelo baixo consumo de fibras, segundo o Ministério da Saúde.
Outros fatores também podem piorar o problema, veja:
- Baixa ingestão de líquidos;
- Sedentarismo;
- Mudanças na rotina e hábitos de vida;
- Condições médicas, como síndrome do intestino irritável e hipotireoidismo;
Vitaminas e sucos para aliviar o intestino preso
Por isso, buscar alternativas naturais é uma ótima escolha. Veja abaixo três receitas, tanto de vitaminas, como de sucos, que contribuem para soltar o intestino.
Vitamina de ameixa com aveia
Segundo o Portal do Jornal NSC, a vitamina de ameixa com aveia é uma excelente opção para quem sofre de constipação.
A ameixa é conhecida por seu alto teor de fibras e sorbitol, um tipo de açúcar que ajuda a atrair água para o intestino, facilitando a evacuação.
Já a aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o volume do bolo fecal e melhoram a motilidade intestinal.
Para preparar esta vitamina, separe os ingredientes:
- Ameixas secas, previamente hidratadas em água;
- Aveia em flocos;
- Leite da sua preferência ou água.
O modo de fazer é simples:
Bata tudo no liquidificador com o leite ou a água. Esta bebida pode ser consumida pela manhã ou à noite, contribuindo para o funcionamento regular do intestino e proporcionando uma sensação de bem-estar.
Vitamina de morango e chia
Ainda de acordo com o NSC, a vitamina de morango e chia é outra opção eficaz para aliviar o intestino preso.
Os morangos são ricos em fibras e vitamina C, enquanto as sementes de chia são uma excelente fonte de fibras solúveis, que formam um gel quando hidratadas, ajudando a suavizar o trânsito intestinal.
Modo de fazer:
- Adicione morangos frescos e sementes de chia em um liquidificador;
- Utilize leite de amêndoas ou água;
- Bata até obter uma mistura homogênea.
Esta bebida é não só nutritiva, mas também refrescante e saborosa, ideal para ser consumida como lanche ou café da manhã.
A chia também contribui para a sensação de saciedade, o que pode ser benéfico para o controle do apetite.
Suco de mamão com ameixa
A nutricionista Patricia Leite, especialista em nutrição clínica, indica o suco de mamão com ameixa para aproveitar efeitos laxantes.
O suco combina dois ingredientes poderosos no combate à constipação. O mamão é conhecido por seu alto teor de fibras e pela presença da enzima papaína, que facilita a digestão.
A ameixa, por sua vez, é rica em fibras e compostos que ajudam a estimular o intestino.
Siga o passo a passo para preparar o suco:
- Separe um mamão maduro e ameixas secas, previamente hidratadas;
- Bata tudo no liquidificador com um pouco de água.
Este suco pode ser consumido em jejum para potencializar seus efeitos benéficos. A combinação desses ingredientes favorece um trânsito intestinal mais eficiente.
O que promove alívio da constipação de forma natural e saudável.Incorporar essas vitaminas e sucos na dieta diária pode trazer alívio significativo para quem sofre de intestino preso.
Mas lembre-se: é fundamental manter a alimentação balanceada e se necessário, consultar profissionais de saúde para manter a saúde intestinal e geral em dia.
VEJA TAMBÉM:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”