Saúde

4 sintomas que indicam que você está com a glicose alta

Confira os sinais que podem indicar que você está com a glicose alta

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 25/05/2024 às 14:04
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, a diabetes acomete mais de 13 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Devido a esses números alarmantes, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, de acordo com informações que estão no atlas do Diabetes da federação Internacional de Diabetes (IDF).

Mesmo sendo uma das doenças mais prevalentes globalmente, seus sinais, em muitos casos, não são facilmente identificáveis pelos pacientes.

Enquanto algumas pessoas percebem os sintomas de forma mais óbvios, devido as respostas dos seus corpos, outras podem não reconhecer os sinais da doença.

Em entrevista ao Folha BV, o endocrinologista César Penna revelou quais os fatores que podem desencadear a diabetes.

“É uma doença que surge por diversos fatores, como o aumento de peso, a falta de exercícios, o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e o histórico familiar”, destacou o especialista.

Além disso o médico que a doença se manifesta quando a glicose no sangue ultrapassa a marca de 126 mg/dl.

O endocrinologista citou os sintomas de quando a glicose está alta no organismo. Veja 4 sintomas:

Intensa sensação de fome

Como a insulina não dá conta de trabalhar de forma eficiente no controle da glicemia circulante no sangue, o organismo se esforça além do normal para eliminar o açúcar excedente. Sendo assim, essa hiperatividade agiliza os episódios de fome.

Frequência urinária elevada

Também conhecida como poliúria, a frequência urinária elevada ocorre devido o organismo precisar se livrar do excesso de glicose no sangue, já que a insulina não consegue fazer esse trabalho.

Cansaço

Alguns pacientes podem desenvolver muito sono ou falta de energia frequente para fazer atividades cotidianas.

Isso ocorre devido a desidratação provocada pela a incapacidade das células de receberem glicose suficiente. A poliúria também provoca essa desidratação.

Aumento da ingestão de água

Devido a ida constante do paciente ao banheiro para urinar, o organismo faz com que a pessoa sinta mais sede.

Ou seja, a desidratação e a tentativa do corpo em repor o volume urinário que está perdendo inadequadamente, desperta a sede constantemente.

Matéria com informações do site da Fiocruz e do Quem vê Diabetes vê coração

VEJA TAMBÉM:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor